BAIXO GUANDU TEM UMA EVOLUÇÃO DE MAIS DE 97% NO PROGRAMA CIDADE EMPREENDEDORA.

O programa Cidade Empreendedora no Espírito Santo, foi lançado em dezembro de 2020 e durante os primeiros meses do ano seguinte sucedeu o processo de adesão dos municípios ao Programa, culminando na participação das 78 cidades capixabas.

A Prefeitura de Baixo Guandu deu início aos trabalhos por meio da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse foi o ponto de partida para a etapa inicial dos trabalhos com a aplicação da autoavaliação diagnóstica referente à capacidade de estímulo ao empreendedorismo, nas 05 dimensões básicas de competência ao poder público, desdobradas em 20 quesitos e compostos por 222 itens no total.

A autoavaliação resultou no Indice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo – ICEE, e, no primeiro ciclo Baixo Guandu obteve pontuação de 3,7 no ICEE. Os resultados permitiram identificar as lacunas para o aprimoramento da gestão no que tange aos programas, planos e ações e regulamentações direcionadas ao empreendedorismo, orientado as decisões de melhorias que conduzissem ao melhor desempenho institucional.

O Sebrae-ES ofereceu à prefeitura, através da Subsecretaria de Desenvolvimento Econômico, soluções por eixo estratégico, baseadas no resultado do ICEE. Essas soluções foram relacionadas com os cinco fatores que influenciaram o índice, e teve por objetivo melhorar o desempenho e trazer benefícios futuros ao ambiente de negócios local.

O segundo e terceiro ciclo avaliativo foi organizado em três momentos lógicos: a autoavaliação assistida, a validação e leitura do diagnóstico. Neste momento foi incorporada as alterações e ações de melhoria ocorridas no programa para verificação e reflexão dos avanços alcançados pelo município. Na etapa final, foi apresentada toda evolução do município e os pontos alcançados, sendo validado por todos os integrantes da equipe.
O município obteve pontuação final de 7,3 no ICEE, conforme a média dos percentuais obtidos nas dimensões avaliadas.

O Cidade Empreendedora é um programa idealizado pelo SEBRAE voltado para a gestão municipal dos pequenos negócios, tendo como foco o desenvolvimento das cidades, principalmente através do empreendedorismo. O projeto contempla diversas temáticas, como desburocratização, empreendedorismo nas escolas, fortalecimento de lideranças locais, incentivo à criação de salas do empreendedor, inclusão produtiva, gestão municipal e conscientização da importância de que compras governamentais priorizem os pequenos negócios.