Caminhada Maio Laranja em Baixo Guandu Mobiliza Comunidade Contra o Abuso Sexual Infantil

Na manhã desta quarta-feira, 29 de maio de 2024, as ruas de Baixo Guandu se tornaram palco de uma importante manifestação: a Caminhada Maio Laranja. Este evento anual visa à prevenção, combate e conscientização contra o abuso sexual infantil, reunindo diversas entidades e membros da comunidade em uma ação conjunta.

A iniciativa foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e contou com a participação ativa dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), do Programa Criança Feliz, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, da APAE, das escolas municipais, entre outras entidades locais. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Cultura e Habitação também apoiaram o evento.

A caminhada teve início na Praça São Pedro, percorrendo a Avenida Carlos de Medeiros até a frente da Prefeitura. Participantes exibiam faixas e cartazes, além de distribuírem panfletos com mensagens de alerta e conscientização sobre a importância de proteger crianças e adolescentes contra qualquer forma de abuso sexual.

Durante o trajeto, diversas atividades de conscientização foram realizadas, como palestras e dinâmicas interativas, todas com o objetivo de informar e educar a população sobre a gravidade do abuso sexual infantil e as formas de prevenção. A união da comunidade, das instituições de ensino e das organizações sociais demonstrou a força do esforço coletivo para promover um ambiente seguro para as crianças e adolescentes de Baixo Guandu.

O evento destacou a necessidade de um compromisso contínuo e conjunto para garantir que todas as crianças e adolescentes tenham um futuro protegido e livre de abusos. A Caminhada Maio Laranja deste ano não apenas aumentou a conscientização, mas também reforçou a responsabilidade de cada membro da comunidade em proteger os mais vulneráveis.

Baixo Guandu deu um passo significativo rumo a um futuro mais seguro, mostrando que, quando a comunidade se une em prol de uma causa tão importante, grandes mudanças podem acontecer.