Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Casa da Mulher de Baixo Guandu promove palestra do Novembro Roxo

O Dia Mundial da Prematuridade é comemorado em 17 de novembro desde 2008.

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Atenção a Saúde da Mulher, por meio da Casa da Mulher de Baixo Guandu, realizará no dia 26/11, às 16 horas, no Parque da Lagoa, duas palestras, a primeira com a enfermeira  Doula Valquíria Gabler Pires, e a segunda com a enfermeira obstétrica Kênia Maria Oliveira Costa.

No evento, será abordado o tema sobre a importância da sensibilização para a prematuridade. As participantes poderão relatar suas dúvidas, medos, anseios e necessidades. A troca de informações entre as mães, como enfrentaram suas histórias pessoais, encorajarão novas mães que passam por esse momento atualmente. As dicas dos profissionais que atuam no cuidado pós-alta hospitalar, também serão de grande valia para todas as envolvidas no processo, que é doloroso, pois envolve incerteza numa hora tão esperada, que é a de ser mãe.

Dia Mundial da Prematuridade

O parto prematuro é a principal causa global da mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade e o Brasil é o 10º colocado no ranking mundial dos países com mais nascimentos prematuros. O bebê é considerado prematuro quando nasce antes da 37ª semana de gravidez – uma gestação completa varia entre 37 e 42 semanas.

A campanha Novembro Roxo – é comemorado no dia17 de novembro, como o Dia Mundial da Prematuridade – leva um alerta às famílias e à sociedade sobre o crescente número de partos prematuros, suas causas e consequências.

De acordo com o Ministério da Saúde, todo ano são registrados em torno de 340 mil nascimentos prematuros no Brasil, o equivalente a seis casos a cada dez minutos.

Levantamento feito pela ONG Prematuridade.com, única organização sem fins lucrativos nacional dedicada à causa da prematuridade, mostrou que, para 95,4% dos brasileiros, as políticas públicas relacionadas à prematuridade devem ter alta prioridade, sendo 74,1% afirmando que essa priorização deve ser muito alta e 21,3%, alta. A Pesquisa de Opinião sobre a Prematuridade foi realizada de forma online, entre os dias 3 de agosto e 20 de setembro, e registrou 1.433 participações de pessoas de todo o Brasil.

Palestrantes

Valquíria Gabler Pires – Enfermeira Doula.

Kênia Maria Oliveira Costa – Enfermeira obstétrica.

Data:  Dia 26 de novembro, às 16 horas.

Local: Parque da lagoa, em Baixo Guandu.