PMBG

Loading

Projeto Estação Cultural, da Fundação Vale, reuniu grande público no último sábado

Um público estimado em 3 mil pessoas prestigiou, no último sábado, o projeto “Estação Cultural”, da Fundação Vale, realizado entre as 16 e 22 horas na estação ferroviária de Baixo Guandu.
 
Foram seis horas de muito divertimento e um reencontro dos guanduenses com suas manifestações culturais, com apresentações de bandas locais, projeção de fotos, contação de histórias, exposição fotográfica e o lançamento do livro “Estação Cultural: Mapeamento de Baixo Guandu”.
 
Esta iniciativa da Fundação Vale escolheu Baixo Guandu para ser a primeira cidade contemplada com o projeto. Durante mais de 30 dias uma equipe esteve na cidade fazendo um levantamento das manifestações culturais locais, traduzidas depois na publicação do livro e nas apresentações realizadas no pátio da estação ferroviária.
 
O público gostou de participar do projeto, que reuniu grande número de estudantes das redes pública e particular de Baixo Guandu. O “Estação Cultural” promoveu a divulgação da cultura local, incluindo aspectos artísticos em geral e até da gastronomia – houve distribuição de doces caseiros, do famoso brote pomerano e exposição da cachaça de manga primorosa, uma exclusividade guanduense.
 
Um grande palco montado na área da estação permitiu apresentações artísticas locais, entre eles o da Banda Lyra Guanduense, e de grupos musicais de diversos estilos. A garotada se divertiu com a contação de histórias e o público em geral conheceu em fotografias um pouco mais da história da Vale.
 
A Estação Cultural providenciou ainda um grande painel fotográfico, onde foram retratadas pessoas da cidade que fazem parte da cultura local, apresentando temas como a cavalgada, as festas populares, a feirinha municipal, os seleiros, os pintores de obras artísticas, músicos que fazem a historia da cidade, os trabalhadores em olaria e outros aspectos.
 
Este painel foi doado para a Prefeitura, que colaborou com as atividades da Estação Cultural oferecendo informações e apoio no levantamento das atividades artísticas locais.
 

Distritos do Bananal e KM 14 terão telefonia móvel, garantindo 100% de cobertura no município

Os distritos de Vila Nova do Bananal e do KM 14 também terão telefonia móvel, o que significará 100% de cobertura de celular no interior do município – as localidades de Ibituba e Alto Mutum já possuem o benefício.
 
O anúncio foi feito na semana passada pelo deputado guanduense Dary Pagung, que esteve na sede do distrito de Vila Nova do Bananal na última sexta feira, dia 20, em companhia do prefeito Neto Barros, anunciando a boa notícia aos moradores.
 
Segundo o deputado Dary, a torre do distrito do KM 14 vai ser instalada de imediato e deve estar funcionando até o mês de dezembro, da operadora Vivo.
 
O diretor de relações institucionais da Vivo, Mauro César Cardoso Coquemala, confirmou em oficio ao deputado Dary, no mês passado, a entrada em operação da Vivo no KM 14 ainda em 2017.
 
Vila Nova do Bananal
Em Vila Nova do Bananal, um pedido do deputado Dary Pagung garantiu a inclusão do distrito numa licitação do Governo do Estado realizará ainda neste mês de outubro. Ainda não há definição de qual operadora de telefonia vai atuar na localidade, uma vez que a licitação vai definir, mas a inclusão do Bananal está garantida como beneficiária do sistema.
 
Mais de 80 moradores de Vila Nova participaram da reunião na última sexta feira, quando o prefeito Neto Barros e o deputado Dary foram ao distrito anunciar a telefonia móvel. Também estiveram presentes os vereadores Sebastião Batata e Celma Cortes Bussular, que já havia feito um pedido oficial do benefício através da Câmara Municipal, entregue ao deputado Dary.
 
“É uma conquista muito grande, tanto para os moradores de Vila Nova do Bananal quanto do KM 14. A telefonia móvel é hoje uma grande necessidade para a população”, falou o prefeito Neto Barros, que agradeceu o empenho do deputado Dary Pagung na busca por esta melhoria junto ao Governo do Estado.
 
Nascido em Vila Nova do Bananal, o deputado Dary Pagung disse que se sentia muito feliz em conseguir a telefonia móvel para os dois distritos. “O telefone tira as pessoas do isolamento, amplia os negócios e facilita o dia a dia de todos os moradores do interior”, acentuou Dary Pagung.

 

Distritos do Bananal e KM 14 terão telefonia móvel, garantindo 100% de cobertura no município

Os distritos de Vila Nova do Bananal e do KM 14 também terão telefonia móvel, o que significará 100% de cobertura de celular no interior do município – as localidades de Ibituba e Alto Mutum já possuem o benefício.
 
O anúncio foi feito na semana passada pelo deputado guanduense Dary Pagung, que esteve na sede do distrito de Vila Nova do Bananal na última sexta feira, dia 20, em companhia do prefeito Neto Barros, anunciando a boa notícia aos moradores.
 
Segundo o deputado Dary, a torre do distrito do KM 14 vai ser instalada de imediato e deve estar funcionando até o mês de dezembro, da operadora Vivo.
 
O diretor de relações institucionais da Vivo, Mauro César Cardoso Coquemala, confirmou em oficio ao deputado Dary, no mês passado, a entrada em operação da Vivo no KM 14 ainda em 2017.
 
Vila Nova do Bananal
Em Vila Nova do Bananal, um pedido do deputado Dary Pagung garantiu a inclusão do distrito numa licitação do Governo do Estado realizará ainda neste mês de outubro. Ainda não há definição de qual operadora de telefonia vai atuar na localidade, uma vez que a licitação vai definir, mas a inclusão do Bananal está garantida como beneficiária do sistema.
 
Mais de 80 moradores de Vila Nova participaram da reunião na última sexta feira, quando o prefeito Neto Barros e o deputado Dary foram ao distrito anunciar a telefonia móvel. Também estiveram presentes os vereadores Sebastião Batata e Celma Cortes Bussular, que já havia feito um pedido oficial do benefício através da Câmara Municipal, entregue ao deputado Dary.
 
“É uma conquista muito grande, tanto para os moradores de Vila Nova do Bananal quanto do KM 14. A telefonia móvel é hoje uma grande necessidade para a população”, falou o prefeito Neto Barros, que agradeceu o empenho do deputado Dary Pagung na busca por esta melhoria junto ao Governo do Estado.
 
Nascido em Vila Nova do Bananal, o deputado Dary Pagung disse que se sentia muito feliz em conseguir a telefonia móvel para os dois distritos. “O telefone tira as pessoas do isolamento, amplia os negócios e facilita o dia a dia de todos os moradores do interior”, acentuou Dary Pagung.

 

Distritos do Bananal e KM 14 terão telefonia móvel, garantindo 100% de cobertura no município

Os distritos de Vila Nova do Bananal e do KM 14 também terão telefonia móvel, o que significará 100% de cobertura de celular no interior do município – as localidades de Ibituba e Alto Mutum já possuem o benefício.
 
O anúncio foi feito na semana passada pelo deputado guanduense Dary Pagung, que esteve na sede do distrito de Vila Nova do Bananal na última sexta feira, dia 20, em companhia do prefeito Neto Barros, anunciando a boa notícia aos moradores.
 
Segundo o deputado Dary, a torre do distrito do KM 14 vai ser instalada de imediato e deve estar funcionando até o mês de dezembro, da operadora Vivo.
 
O diretor de relações institucionais da Vivo, Mauro César Cardoso Coquemala, confirmou em oficio ao deputado Dary, no mês passado, a entrada em operação da Vivo no KM 14 ainda em 2017.
 
Vila Nova do Bananal
Em Vila Nova do Bananal, um pedido do deputado Dary Pagung garantiu a inclusão do distrito numa licitação do Governo do Estado realizará ainda neste mês de outubro. Ainda não há definição de qual operadora de telefonia vai atuar na localidade, uma vez que a licitação vai definir, mas a inclusão do Bananal está garantida como beneficiária do sistema.
 
Mais de 80 moradores de Vila Nova participaram da reunião na última sexta feira, quando o prefeito Neto Barros e o deputado Dary foram ao distrito anunciar a telefonia móvel. Também estiveram presentes os vereadores Sebastião Batata e Celma Cortes Bussular, que já havia feito um pedido oficial do benefício através da Câmara Municipal, entregue ao deputado Dary.
 
“É uma conquista muito grande, tanto para os moradores de Vila Nova do Bananal quanto do KM 14. A telefonia móvel é hoje uma grande necessidade para a população”, falou o prefeito Neto Barros, que agradeceu o empenho do deputado Dary Pagung na busca por esta melhoria junto ao Governo do Estado.
 
Nascido em Vila Nova do Bananal, o deputado Dary Pagung disse que se sentia muito feliz em conseguir a telefonia móvel para os dois distritos. “O telefone tira as pessoas do isolamento, amplia os negócios e facilita o dia a dia de todos os moradores do interior”, acentuou Dary Pagung.

 

Distritos do Bananal e KM 14 terão telefonia móvel, garantindo 100% de cobertura no município

Os distritos de Vila Nova do Bananal e do KM 14 também terão telefonia móvel, o que significará 100% de cobertura de celular no interior do município – as localidades de Ibituba e Alto Mutum já possuem o benefício.
 
O anúncio foi feito na semana passada pelo deputado guanduense Dary Pagung, que esteve na sede do distrito de Vila Nova do Bananal na última sexta feira, dia 20, em companhia do prefeito Neto Barros, anunciando a boa notícia aos moradores.
 
Segundo o deputado Dary, a torre do distrito do KM 14 vai ser instalada de imediato e deve estar funcionando até o mês de dezembro, da operadora Vivo.
 
O diretor de relações institucionais da Vivo, Mauro César Cardoso Coquemala, confirmou em oficio ao deputado Dary, no mês passado, a entrada em operação da Vivo no KM 14 ainda em 2017.
 
Vila Nova do Bananal
Em Vila Nova do Bananal, um pedido do deputado Dary Pagung garantiu a inclusão do distrito numa licitação do Governo do Estado realizará ainda neste mês de outubro. Ainda não há definição de qual operadora de telefonia vai atuar na localidade, uma vez que a licitação vai definir, mas a inclusão do Bananal está garantida como beneficiária do sistema.
 
Mais de 80 moradores de Vila Nova participaram da reunião na última sexta feira, quando o prefeito Neto Barros e o deputado Dary foram ao distrito anunciar a telefonia móvel. Também estiveram presentes os vereadores Sebastião Batata e Celma Cortes Bussular, que já havia feito um pedido oficial do benefício através da Câmara Municipal, entregue ao deputado Dary.
 
“É uma conquista muito grande, tanto para os moradores de Vila Nova do Bananal quanto do KM 14. A telefonia móvel é hoje uma grande necessidade para a população”, falou o prefeito Neto Barros, que agradeceu o empenho do deputado Dary Pagung na busca por esta melhoria junto ao Governo do Estado.
 
Nascido em Vila Nova do Bananal, o deputado Dary Pagung disse que se sentia muito feliz em conseguir a telefonia móvel para os dois distritos. “O telefone tira as pessoas do isolamento, amplia os negócios e facilita o dia a dia de todos os moradores do interior”, acentuou Dary Pagung.

 

Gestão promove encontro para analisar o Planejamento Estratégico até o ano 2020

Cerca de 50 servidores de várias Secretarias da Prefeitura se reuniram na ultima sexta feira (20/10), com o prefeito Neto Barros, para analisar e discutir o planejamento estratégico da administração até o ano 2020.
 
O encontro aconteceu no auditório do CRAS, no bairro Sapucaia, entre as 14 e 18 horas, quando foram analisadas várias propostas relacionadas aos rumos administrativos, destacando as áreas que merecerão mais atenção da gestão nos próximos 3 anos.
 
Os servidores Lucas Margotto, da coordenação administrativa, e o secretário de Administração, Adonias Menegídio, abriram o encontro focalizando algumas ações que estão sendo implementadas para tornar a gestão mais dinâmica, dentre elas a proximidade de setores para acelerar o andamento de processos administrativos.
 
Na pauta do planejamento estratégico constou também uma palestra com o historiador e especialista em marketing, professor Darlan Campos, que coordenou uma dinâmica de grupos para analisar o desempenho da gestão, apontando os pontos positivos e negativos, e os desafios que a equipe de Governo terá pela frente para atender as demandas da população.
 
Eixos programáticos
O prefeito Neto Barros explicou aos servidores participantes do planejamento estratégico, os desafios que serão enfrentados até o ano 2020, entre eles a queda acentuada nas receitas que ocorre sistematicamente desde o ano 2013, consequência da retração da atividade econômica.

Apesar desta triste realidade, segundo o prefeito, Baixo Guandu conseguiu nos últimos 5 anos se destacar no crescimento econômico, conforme demonstram os índices de participação no bolo do ICM´s do Estado e a renda das empresas localizadas no município.
 
Sobre o planejamento estratégico para os próximos 3 anos, o prefeito Neto Barros destacou que a administração vai ter o foco acentuado em alguns eixos.
 
 Neto citou como metas a pavimentação de 100% das ruas do município, incluindo as sedes dos distritos; o término das obras da nova Prefeitura; o tratamento de 100% do esgoto doméstico da cidade; e ainda a busca constante do desenvolvimento econômico e social, com mais amparo aos menos favorecidos.
 
Dirigindo-se aos servidores, o prefeito destacou que espera de todos um forte comprometimento com um desempenho administrativo de excelência. Neto Barros lembrou que, desde 2013, todas as categorias de servidores tiveram uma valorização histórica no município, com reconhecimento automático de direitos e elaboração de planos de cargos e salários.
 
“Se trabalharmos com união e planejamento, com foco e determinação naquilo que estamos propondo, tenho certeza que concluiremos esta gestão vencendo grandes desafios”, afirmou o prefeito.

 

Gestão promove encontro para analisar o Planejamento Estratégico até o ano 2020

Cerca de 50 servidores de várias Secretarias da Prefeitura se reuniram na ultima sexta feira (20/10), com o prefeito Neto Barros, para analisar e discutir o planejamento estratégico da administração até o ano 2020.
 
O encontro aconteceu no auditório do CRAS, no bairro Sapucaia, entre as 14 e 18 horas, quando foram analisadas várias propostas relacionadas aos rumos administrativos, destacando as áreas que merecerão mais atenção da gestão nos próximos 3 anos.
 
Os servidores Lucas Margotto, da coordenação administrativa, e o secretário de Administração, Adonias Menegídio, abriram o encontro focalizando algumas ações que estão sendo implementadas para tornar a gestão mais dinâmica, dentre elas a proximidade de setores para acelerar o andamento de processos administrativos.
 
Na pauta do planejamento estratégico constou também uma palestra com o historiador e especialista em marketing, professor Darlan Campos, que coordenou uma dinâmica de grupos para analisar o desempenho da gestão, apontando os pontos positivos e negativos, e os desafios que a equipe de Governo terá pela frente para atender as demandas da população.
 
Eixos programáticos
O prefeito Neto Barros explicou aos servidores participantes do planejamento estratégico, os desafios que serão enfrentados até o ano 2020, entre eles a queda acentuada nas receitas que ocorre sistematicamente desde o ano 2013, consequência da retração da atividade econômica.

Apesar desta triste realidade, segundo o prefeito, Baixo Guandu conseguiu nos últimos 5 anos se destacar no crescimento econômico, conforme demonstram os índices de participação no bolo do ICM´s do Estado e a renda das empresas localizadas no município.
 
Sobre o planejamento estratégico para os próximos 3 anos, o prefeito Neto Barros destacou que a administração vai ter o foco acentuado em alguns eixos.
 
 Neto citou como metas a pavimentação de 100% das ruas do município, incluindo as sedes dos distritos; o término das obras da nova Prefeitura; o tratamento de 100% do esgoto doméstico da cidade; e ainda a busca constante do desenvolvimento econômico e social, com mais amparo aos menos favorecidos.
 
Dirigindo-se aos servidores, o prefeito destacou que espera de todos um forte comprometimento com um desempenho administrativo de excelência. Neto Barros lembrou que, desde 2013, todas as categorias de servidores tiveram uma valorização histórica no município, com reconhecimento automático de direitos e elaboração de planos de cargos e salários.
 
“Se trabalharmos com união e planejamento, com foco e determinação naquilo que estamos propondo, tenho certeza que concluiremos esta gestão vencendo grandes desafios”, afirmou o prefeito.

 

Gestão promove encontro para analisar o Planejamento Estratégico até o ano 2020

Cerca de 50 servidores de várias Secretarias da Prefeitura se reuniram na ultima sexta feira (20/10), com o prefeito Neto Barros, para analisar e discutir o planejamento estratégico da administração até o ano 2020.
 
O encontro aconteceu no auditório do CRAS, no bairro Sapucaia, entre as 14 e 18 horas, quando foram analisadas várias propostas relacionadas aos rumos administrativos, destacando as áreas que merecerão mais atenção da gestão nos próximos 3 anos.
 
Os servidores Lucas Margotto, da coordenação administrativa, e o secretário de Administração, Adonias Menegídio, abriram o encontro focalizando algumas ações que estão sendo implementadas para tornar a gestão mais dinâmica, dentre elas a proximidade de setores para acelerar o andamento de processos administrativos.
 
Na pauta do planejamento estratégico constou também uma palestra com o historiador e especialista em marketing, professor Darlan Campos, que coordenou uma dinâmica de grupos para analisar o desempenho da gestão, apontando os pontos positivos e negativos, e os desafios que a equipe de Governo terá pela frente para atender as demandas da população.
 
Eixos programáticos
O prefeito Neto Barros explicou aos servidores participantes do planejamento estratégico, os desafios que serão enfrentados até o ano 2020, entre eles a queda acentuada nas receitas que ocorre sistematicamente desde o ano 2013, consequência da retração da atividade econômica.

Apesar desta triste realidade, segundo o prefeito, Baixo Guandu conseguiu nos últimos 5 anos se destacar no crescimento econômico, conforme demonstram os índices de participação no bolo do ICM´s do Estado e a renda das empresas localizadas no município.
 
Sobre o planejamento estratégico para os próximos 3 anos, o prefeito Neto Barros destacou que a administração vai ter o foco acentuado em alguns eixos.
 
 Neto citou como metas a pavimentação de 100% das ruas do município, incluindo as sedes dos distritos; o término das obras da nova Prefeitura; o tratamento de 100% do esgoto doméstico da cidade; e ainda a busca constante do desenvolvimento econômico e social, com mais amparo aos menos favorecidos.
 
Dirigindo-se aos servidores, o prefeito destacou que espera de todos um forte comprometimento com um desempenho administrativo de excelência. Neto Barros lembrou que, desde 2013, todas as categorias de servidores tiveram uma valorização histórica no município, com reconhecimento automático de direitos e elaboração de planos de cargos e salários.
 
“Se trabalharmos com união e planejamento, com foco e determinação naquilo que estamos propondo, tenho certeza que concluiremos esta gestão vencendo grandes desafios”, afirmou o prefeito.

 

Gestão promove encontro para analisar o Planejamento Estratégico até o ano 2020

Cerca de 50 servidores de várias Secretarias da Prefeitura se reuniram na ultima sexta feira (20/10), com o prefeito Neto Barros, para analisar e discutir o planejamento estratégico da administração até o ano 2020.
 
O encontro aconteceu no auditório do CRAS, no bairro Sapucaia, entre as 14 e 18 horas, quando foram analisadas várias propostas relacionadas aos rumos administrativos, destacando as áreas que merecerão mais atenção da gestão nos próximos 3 anos.
 
Os servidores Lucas Margotto, da coordenação administrativa, e o secretário de Administração, Adonias Menegídio, abriram o encontro focalizando algumas ações que estão sendo implementadas para tornar a gestão mais dinâmica, dentre elas a proximidade de setores para acelerar o andamento de processos administrativos.
 
Na pauta do planejamento estratégico constou também uma palestra com o historiador e especialista em marketing, professor Darlan Campos, que coordenou uma dinâmica de grupos para analisar o desempenho da gestão, apontando os pontos positivos e negativos, e os desafios que a equipe de Governo terá pela frente para atender as demandas da população.
 
Eixos programáticos
O prefeito Neto Barros explicou aos servidores participantes do planejamento estratégico, os desafios que serão enfrentados até o ano 2020, entre eles a queda acentuada nas receitas que ocorre sistematicamente desde o ano 2013, consequência da retração da atividade econômica.

Apesar desta triste realidade, segundo o prefeito, Baixo Guandu conseguiu nos últimos 5 anos se destacar no crescimento econômico, conforme demonstram os índices de participação no bolo do ICM´s do Estado e a renda das empresas localizadas no município.
 
Sobre o planejamento estratégico para os próximos 3 anos, o prefeito Neto Barros destacou que a administração vai ter o foco acentuado em alguns eixos.
 
 Neto citou como metas a pavimentação de 100% das ruas do município, incluindo as sedes dos distritos; o término das obras da nova Prefeitura; o tratamento de 100% do esgoto doméstico da cidade; e ainda a busca constante do desenvolvimento econômico e social, com mais amparo aos menos favorecidos.
 
Dirigindo-se aos servidores, o prefeito destacou que espera de todos um forte comprometimento com um desempenho administrativo de excelência. Neto Barros lembrou que, desde 2013, todas as categorias de servidores tiveram uma valorização histórica no município, com reconhecimento automático de direitos e elaboração de planos de cargos e salários.
 
“Se trabalharmos com união e planejamento, com foco e determinação naquilo que estamos propondo, tenho certeza que concluiremos esta gestão vencendo grandes desafios”, afirmou o prefeito.

 

TRF cassa liminar e campanha Outubro Rosa volta ao normal no município

O  presidente do Tribunal Regional Federal da 1ª Região acatou recurso contra a liminar da 20ª Vara Cível do Distrito Federal, que impedia a requisição de exames por enfermeiros, prejudicando o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). A liminar está suspensa até o julgamento do mérito do processo.
 
Com esta decisão, a campanha Outubro Rosa volta à normalidade em Baixo Guandu, uma vez que havia sido suspensa pela Secretaria Municipal de Saúde em função da restrição da atividade da equipe de enfermagem de todo o município. A Secretária Sônia Grassi comemorou o retorno das atividades e disse que a campanha agora segue em ritmo normal.
 
Recurso da Advocacia-Geral da União apontou que a liminar baseou-se em “premissas equivocadas” e representou “indevida ingerência do Poder Judiciário na execução da política pública de Atenção Básica do Sistema Único de Saúde”, gerando “grave lesão à ordem público-administrativa e à saúde pública”.
 
A solicitação de exames de rotina e complementares é realidade consolidada no Brasil desde 1997, quando foi editada a Resolução Cofen 195/97 (em vigor). A consulta de Enfermagem, o diagnóstico de Enfermagem e a prescrição de medicamentos em protocolos são competências dos enfermeiros estabelecidas na Lei 7.498/1986, regulamentada pelo Decreto 94.406/1987 e pela Portaria MS 2.436/2017.
 
A restrição imposta pela decisão liminar afetou o atendimento a milhares brasileiros, atrasando ou inviabilizando exames essenciais, inclusive pré-natais, além de interromper protocolos da Estratégia de Saúde da Família, prejudicando programas como o acompanhamento de diabéticos e hipertensos (“hiperdia”), tuberculose, hanseníase, DST/Aids, dentre outros.
 
O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen)  permanece firme na missão constitucional de regular e fiscalizar a profissão, e continuará tomando todas as medidas judiciais necessárias para salvaguardar o pleno atendimento à população.
 
“O bom-senso prevaleceu. Os profissionais de Enfermagem poderão continuar fazendo o que sabem e fazem bem: cuidar da Saúde das pessoas”, comemorou o presidente do Cofen, Manoel Neri. “É uma retumbante vitória da Enfermagem e do Sistema Único de Saúde”.

 

Acessar o conteúdo