PMBG

Loading

Atendimento Especializado Educacional é destaque na educação de Baixo Guandu

Não existe sociedade que evolua, que progrida, sem que para ela seja adotada uma política de inclusão social, com respeito à dignidade e às diferenças das pessoas, acompanhada da diminuição das desigualdades sociais e da promoção da diversidade em seus mais amplos aspectos.

A Prefeitura de Baixo Guandu, desde o início da atual administração, iniciou o projeto de recuperação do município focado, como prioridade absoluta, no respeito e no bem-estar da população, sobretudo da menos favorecida.

Das diversas frentes de ação, a da educação inclusiva foi uma das mais bem trabalhadas pela PMBG, através da Secretaria Municipal de Educação. O programa Atendimento Educacional Especializado, que acolhe crianças e jovens com necessidades especiais ou com algum tipo de deficiência.

Em toda a rede municipal de ensino, as escolas foram preparadas para acolher as crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Investimentos materiais, financeiros e uma política de qualificação de professores e demais profissionais da educação, têm sido uma constante na administração do ensino.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO

O projeto de educação especial, ou educação inclusiva, que acontece na rede municipal de ensino, tem o propósito de promover práticas pedagógicas diferenciadas visando atender, de forma individualizada, alunos com algum grau de necessidades especiais ou deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, bem como autismo, surdez e síndrome de Down, principalmente.

A Prefeitura conta com espaços exclusivos para funcionar o Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais, que são as Salas de Recursos Multifuncionais, dotadas de mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento dos alunos que frequentam as atividades da Educação Especial no contraturno escolar.

“Desse modo, a maioria desses alunos frequenta também a escola regular e, no outro turno, recebem o atendimento educacional especializado, porque o AEE não substitui a formação escolar, mas tem caráter de inclusão e fortalecimento da autonomia desses alunos, de um jeito que permite a sua permanência, participação e desenvolvimento no ambiente escolar”, explica a secretária municipal de Educação, Cenira Antônia da Silva.

QUALIFICAÇÃO

Ela lembra que essas práticas pedagógicas são oferecidas por professores que possuem tanto a formação para o exercício do magistério de nível básico, do ensino fundamental, quanto para trabalhar com Educação Especial. Conhecimentos que foram adquiridos em cursos de aperfeiçoamento e de especialização são ofertados pela Prefeitura.

“E não é só; nós fizemos também algumas adaptações nas escolas onde funcionam as turmas de AEE para garantir a acessibilidade física, e também fornecemos o transporte escolar com acessibilidade para aqueles alunos cujas famílias não têm condição de levá-los às salas de recursos”, completa a secretária.

Além disso, a Prefeitura oferece um serviço de atendimento domiciliar para aqueles alunos que têm dificuldades de frequentar as salas de recursos nas escolas. Assim, nós estamos humanizando as práticas da educação inclusiva e garantindo o direito à educação especial para a nossa população.

Em 2015, a PMBG atendeu 161 alunos, com apoio de 16 professores e 17 cuidadores, números que foram aumentados em quatro vezes em relação a 2013. No mesmo período, as salas com recursos multifuncionais passaram de duas para doze.

Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br
(27) 3732-8914

Prefeitura decreta ponto facultativo para Natal e Fim de Ano

A Prefeitura de Baixo Guandu publicou decreto de ponto facultativo para as repartições públicas neste fim de ano. Não haverá expediente no Poder Executivo Municipal nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente.

O decreto nº 5.525/2015 detalha que os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala, com atendimento ao público em geral, como delegacias e hospitais, não sofrerão paralisação.

Leia a integrado Decreto aqui.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

Prefeitura decreta ponto facultativo para Natal e Fim de Ano

A Prefeitura de Baixo Guandu publicou decreto de ponto facultativo para as repartições públicas neste fim de ano. Não haverá expediente no Poder Executivo Municipal nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente.

O decreto nº 5.525/2015 detalha que os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala, com atendimento ao público em geral, como delegacias e hospitais, não sofrerão paralisação.

Leia a integrado Decreto aqui.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

Prefeitura decreta ponto facultativo para Natal e Fim de Ano

A Prefeitura de Baixo Guandu publicou decreto de ponto facultativo para as repartições públicas neste fim de ano. Não haverá expediente no Poder Executivo Municipal nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente.

O decreto nº 5.525/2015 detalha que os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala, com atendimento ao público em geral, como delegacias e hospitais, não sofrerão paralisação.

Leia a integrado Decreto aqui.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

Prefeitura decreta ponto facultativo para Natal e Fim de Ano

A Prefeitura de Baixo Guandu publicou decreto de ponto facultativo para as repartições públicas neste fim de ano. Não haverá expediente no Poder Executivo Municipal nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, respectivamente.

O decreto nº 5.525/2015 detalha que os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala, com atendimento ao público em geral, como delegacias e hospitais, não sofrerão paralisação.

Leia a integrado Decreto aqui.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

Tributo ao Rio Doce leva milhares de pessoas à Praça São Pedro

Cerca de 3.000 pessoas compareceram ao show beneficente “Tributo ao Rio Doce”, que aconteceu no último sábado (12), na Praça São Pedro, em Baixo Guandu.

Todos os artistas convidados abriram mão do cachê em favor da ajuda aos pescadores do município e de suas famílias, os mais prejudicados pela lama vazada do reservatório da Samarco Mineradora em Mariana (MG), que chegou a Baixo Guandu pelo leito do rio Doce.

Apesar de gratuito, muitos dos que foram prestigiar o evento levaram um quilo de alimento não perecível, atendendo ao apelo da Prefeitura Municipal, organizadora do “Tributo ao Rio Doce”. Além disso, o cantor Bruno Caliman doou alguns exemplares do seu livro de poesias intitulado “Me fala isso, por favor”.

A renda arrecadada com a venda do livro será revertida na compra de alimentos que também serão doados para os pescadores de Baixo Guandu. Os livros continuam a venda na Secretaria Municipal de Cultura (R$ 20,00).

CARTA

Logo após a abertura do ato público, o mestre de cerimônia, Salatiel Bebiano, leu a “Carta Tributo ao Rio Doce”, ao mesmo tempo um lamento pela tragédia que se abateu sobre o homem e a natureza, e um chamamento para a mobilização de todos na busca de resultados concretos que amenizem os estragos causados pela lama.

Na Carta, a Prefeitura de Baixo Guandu sugere a criação de um fundo que viabilize as ações de recuperação ambiental, com a participação de todos os capixabas, sobretudo os que vivem nas áreas diretamente afetadas pela tragédia.

Leia na íntegra a cartaTributo ao Rio Doce

VOZ

Além dos milhares de guanduenses presentes, representantes de diversas entidades foram dar força ao show/ato “Tributo ao Rio Doce”, entre eles a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) Estadual, Fórum Capixaba de Entidades da Defesa do Rio Doce, SINDIUPES, Colônia de Pescadores Z12 e Sindicato dos Pescadores de Baixo Guandu. 

O cantor Zé Geraldo encerrou o evento cantando a música Rio Doce, de sua autoria. A multidão cantava junto, reforçando a enorme voz que ecoa de todos os cantos do Brasil pedindo a “volta” do rio Doce.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

 

 

 

Tributo ao Rio Doce leva milhares de pessoas à Praça São Pedro

Cerca de 3.000 pessoas compareceram ao show beneficente “Tributo ao Rio Doce”, que aconteceu no último sábado (12), na Praça São Pedro, em Baixo Guandu.

Todos os artistas convidados abriram mão do cachê em favor da ajuda aos pescadores do município e de suas famílias, os mais prejudicados pela lama vazada do reservatório da Samarco Mineradora em Mariana (MG), que chegou a Baixo Guandu pelo leito do rio Doce.

Apesar de gratuito, muitos dos que foram prestigiar o evento levaram um quilo de alimento não perecível, atendendo ao apelo da Prefeitura Municipal, organizadora do “Tributo ao Rio Doce”. Além disso, o cantor Bruno Caliman doou alguns exemplares do seu livro de poesias intitulado “Me fala isso, por favor”.

A renda arrecadada com a venda do livro será revertida na compra de alimentos que também serão doados para os pescadores de Baixo Guandu. Os livros continuam a venda na Secretaria Municipal de Cultura (R$ 20,00).

CARTA

Logo após a abertura do ato público, o mestre de cerimônia, Salatiel Bebiano, leu a “Carta Tributo ao Rio Doce”, ao mesmo tempo um lamento pela tragédia que se abateu sobre o homem e a natureza, e um chamamento para a mobilização de todos na busca de resultados concretos que amenizem os estragos causados pela lama.

Na Carta, a Prefeitura de Baixo Guandu sugere a criação de um fundo que viabilize as ações de recuperação ambiental, com a participação de todos os capixabas, sobretudo os que vivem nas áreas diretamente afetadas pela tragédia.

Leia na íntegra a cartaTributo ao Rio Doce

VOZ

Além dos milhares de guanduenses presentes, representantes de diversas entidades foram dar força ao show/ato “Tributo ao Rio Doce”, entre eles a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) Estadual, Fórum Capixaba de Entidades da Defesa do Rio Doce, SINDIUPES, Colônia de Pescadores Z12 e Sindicato dos Pescadores de Baixo Guandu. 

O cantor Zé Geraldo encerrou o evento cantando a música Rio Doce, de sua autoria. A multidão cantava junto, reforçando a enorme voz que ecoa de todos os cantos do Brasil pedindo a “volta” do rio Doce.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

 

 

 

Tributo ao Rio Doce leva milhares de pessoas à Praça São Pedro

Cerca de 3.000 pessoas compareceram ao show beneficente “Tributo ao Rio Doce”, que aconteceu no último sábado (12), na Praça São Pedro, em Baixo Guandu.

Todos os artistas convidados abriram mão do cachê em favor da ajuda aos pescadores do município e de suas famílias, os mais prejudicados pela lama vazada do reservatório da Samarco Mineradora em Mariana (MG), que chegou a Baixo Guandu pelo leito do rio Doce.

Apesar de gratuito, muitos dos que foram prestigiar o evento levaram um quilo de alimento não perecível, atendendo ao apelo da Prefeitura Municipal, organizadora do “Tributo ao Rio Doce”. Além disso, o cantor Bruno Caliman doou alguns exemplares do seu livro de poesias intitulado “Me fala isso, por favor”.

A renda arrecadada com a venda do livro será revertida na compra de alimentos que também serão doados para os pescadores de Baixo Guandu. Os livros continuam a venda na Secretaria Municipal de Cultura (R$ 20,00).

CARTA

Logo após a abertura do ato público, o mestre de cerimônia, Salatiel Bebiano, leu a “Carta Tributo ao Rio Doce”, ao mesmo tempo um lamento pela tragédia que se abateu sobre o homem e a natureza, e um chamamento para a mobilização de todos na busca de resultados concretos que amenizem os estragos causados pela lama.

Na Carta, a Prefeitura de Baixo Guandu sugere a criação de um fundo que viabilize as ações de recuperação ambiental, com a participação de todos os capixabas, sobretudo os que vivem nas áreas diretamente afetadas pela tragédia.

Leia na íntegra a cartaTributo ao Rio Doce

VOZ

Além dos milhares de guanduenses presentes, representantes de diversas entidades foram dar força ao show/ato “Tributo ao Rio Doce”, entre eles a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) Estadual, Fórum Capixaba de Entidades da Defesa do Rio Doce, SINDIUPES, Colônia de Pescadores Z12 e Sindicato dos Pescadores de Baixo Guandu. 

O cantor Zé Geraldo encerrou o evento cantando a música Rio Doce, de sua autoria. A multidão cantava junto, reforçando a enorme voz que ecoa de todos os cantos do Brasil pedindo a “volta” do rio Doce.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

 

 

 

Tributo ao Rio Doce leva milhares de pessoas à Praça São Pedro

Cerca de 3.000 pessoas compareceram ao show beneficente “Tributo ao Rio Doce”, que aconteceu no último sábado (12), na Praça São Pedro, em Baixo Guandu.

Todos os artistas convidados abriram mão do cachê em favor da ajuda aos pescadores do município e de suas famílias, os mais prejudicados pela lama vazada do reservatório da Samarco Mineradora em Mariana (MG), que chegou a Baixo Guandu pelo leito do rio Doce.

Apesar de gratuito, muitos dos que foram prestigiar o evento levaram um quilo de alimento não perecível, atendendo ao apelo da Prefeitura Municipal, organizadora do “Tributo ao Rio Doce”. Além disso, o cantor Bruno Caliman doou alguns exemplares do seu livro de poesias intitulado “Me fala isso, por favor”.

A renda arrecadada com a venda do livro será revertida na compra de alimentos que também serão doados para os pescadores de Baixo Guandu. Os livros continuam a venda na Secretaria Municipal de Cultura (R$ 20,00).

CARTA

Logo após a abertura do ato público, o mestre de cerimônia, Salatiel Bebiano, leu a “Carta Tributo ao Rio Doce”, ao mesmo tempo um lamento pela tragédia que se abateu sobre o homem e a natureza, e um chamamento para a mobilização de todos na busca de resultados concretos que amenizem os estragos causados pela lama.

Na Carta, a Prefeitura de Baixo Guandu sugere a criação de um fundo que viabilize as ações de recuperação ambiental, com a participação de todos os capixabas, sobretudo os que vivem nas áreas diretamente afetadas pela tragédia.

Leia na íntegra a cartaTributo ao Rio Doce

VOZ

Além dos milhares de guanduenses presentes, representantes de diversas entidades foram dar força ao show/ato “Tributo ao Rio Doce”, entre eles a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) Estadual, Fórum Capixaba de Entidades da Defesa do Rio Doce, SINDIUPES, Colônia de Pescadores Z12 e Sindicato dos Pescadores de Baixo Guandu. 

O cantor Zé Geraldo encerrou o evento cantando a música Rio Doce, de sua autoria. A multidão cantava junto, reforçando a enorme voz que ecoa de todos os cantos do Brasil pedindo a “volta” do rio Doce.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

 

 

 

Atletas recebem faixas de graduação no judô e jiu-jítsu

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer entregou aos atletas praticantes de judô e jiu-jítsu, na última quarta-feira (09), no Ginásio Poliesportivo da cidade, as faixas de graduação conquistadas através da participação no programa Campeões do Futuro.

Ao todo, 37 alunos, nas duas modalidades de luta, foram diplomados. A cerimônia de entrega dos títulos contou com a participação dos atletas do Gracie Barra de Baixo Guandu.

Em agosto passado, a entidade foi destaque no cenário esportivo internacional, depois de conquistar o 5º lugar geral no Campeonato Mundial de jiu-jítsu Profissional 2015, realizado no Ginásio Tancredão, em Vitória.

ESPORTE FORTE

 O judô e o jiu-jítsu são apenas duas das muitas modalidades esportivas oferecidas pela Prefeitura de Baixo Guandu aos jovens guanduenses.

Por meio do Campeões do Futuro e do Bola em Ação – outro projeto voltado à pratica esportiva, gerenciado pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer em parceria com o Governo do Estado – a PMBG vem socializando meninos e meninas com aulas gratuitas, acompanhadas de instrutores especializados, material esportivo e alimentação.

“Desde o início da atual administração municipal, o esporte vem sendo tratado como absoluta prioridade em Baixo Guandu. Formar atletas que se destacam no cenário esportivo local e estadual é muito gratificante; mas, mais gratificante ainda é poder realizar um trabalho, sobretudo junto à população mais carente, que resgata as nossas crianças, jovens e adolescentes do ócio e dar a eles a oportunidade de se integrarem socialmente, com dignidade e cidadania”, disse o secretário municipal de Esportes e Lazer, Wilton Minarini.

TÍTULOS

Pela terceira vez consecutiva, a equipe de futebol categoria adulto masculino do Esporte Clube Guanduense participa da final da Copa Serrana, com excelente aproveitamento. Nos últimos três anos foram dois títulos de campeã e um de vice. Assim como em 2013, o time de Baixo Guandu conquistou o título da edição 2015, vencendo o Grama de Afonso Cláudio pelo placar de 3 x 0 na final disputada no último domingo (06), no Estádio Manoel Carneiro.

Baixo Guandu foi destaque também na final Campeonato Capixaba de Tênis de Mesa 2015, que aconteceu em Santa Maria de Jetibá, no domingo (06), quando quatro atletas do município conquistaram medalhas para o município.

Na final da 5ª etapa do torneio, os atletas Bruna Eler, Mayhairon Gonçalves, Ícaro Monteiro e Igor Pio, que competem pelo Balneário Recreativo Guanduense, com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, faturaram os títulos feminino e masculino.

Informações à Imprensa                                    
Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br

(27) 3732-8914

Acessar o conteúdo