Tributo ao Rio Doce leva milhares de pessoas à Praça São Pedro

Cerca de 3.000 pessoas compareceram ao show beneficente “Tributo ao Rio Doce”, que aconteceu no último sábado (12), na Praça São Pedro, em Baixo Guandu.

Todos os artistas convidados abriram mão do cachê em favor da ajuda aos pescadores do município e de suas famílias, os mais prejudicados pela lama vazada do reservatório da Samarco Mineradora em Mariana (MG), que chegou a Baixo Guandu pelo leito do rio Doce.

Apesar de gratuito, muitos dos que foram prestigiar o evento levaram um quilo de alimento não perecível, atendendo ao apelo da Prefeitura Municipal, organizadora do “Tributo ao Rio Doce”. Além disso, o cantor Bruno Caliman doou alguns exemplares do seu livro de poesias intitulado “Me fala isso, por favor”.

A renda arrecadada com a venda do livro será revertida na compra de alimentos que também serão doados para os pescadores de Baixo Guandu. Os livros continuam a venda na Secretaria Municipal de Cultura (R$ 20,00).

CARTA

Logo após a abertura do ato público, o mestre de cerimônia, Salatiel Bebiano, leu a “Carta Tributo ao Rio Doce”, ao mesmo tempo um lamento pela tragédia que se abateu sobre o homem e a natureza, e um chamamento para a mobilização de todos na busca de resultados concretos que amenizem os estragos causados pela lama.

Na Carta, a Prefeitura de Baixo Guandu sugere a criação de um fundo que viabilize as ações de recuperação ambiental, com a participação de todos os capixabas, sobretudo os que vivem nas áreas diretamente afetadas pela tragédia.

Leia na íntegra a cartaTributo ao Rio Doce

VOZ

Além dos milhares de guanduenses presentes, representantes de diversas entidades foram dar força ao show/ato “Tributo ao Rio Doce”, entre eles a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB), Movimento dos Atingidos pelas Barragens (MAB), Central Única dos Trabalhadores (CUT) Estadual, Fórum Capixaba de Entidades da Defesa do Rio Doce, SINDIUPES, Colônia de Pescadores Z12 e Sindicato dos Pescadores de Baixo Guandu.

O cantor Zé Geraldo encerrou o evento cantando a música Rio Doce, de sua autoria. A multidão cantava junto, reforçando a enorme voz que ecoa de todos os cantos do Brasil pedindo a “volta” do rio Doce.

Assessoria de Comunicação PMBG
noticia@pmbg.es.gov.br