#ChuvaNoES: Baixo Guandu recebe reforço de medicamentos

Preocupadas em prevenir e tratar doenças causadas pelo contato com a água de enchentes, as Secretarias Municipais e Estadual da Saúde solicitaram ao Ministério da Saúde (MS) mais kits de medicamentos para serem distribuídos aos municípios atingidos pelas chuvas. Os primeiros dez kits que chegaram estão beneficiando 23 cidades capixabas.

Dos 35 Kits solicitados, dez já chegaram e estão sendo enviados aos municípios. Na manhã desta quarta (25), parte dos kits foram levados de helicóptero para Baixo Guandu e Santa Leopoldina. Em Baixo Guandu, a primeira remessa foi destinada aos distritos/comunidades: Alto Mutum, Km 6, 11 e 14, Ibituba, Bananal, Jacutinga e Alto Laje.

Todo o material está sendo destinado para os municípios com maior número de desabrigados/desalojados e vão colaborar no atendimento de pessoas que ficam suscetíveis a doenças causadas pelas enchentes, como leptospirose, hepatite A, diarreia e febre tifoide, além da dengue.

Os Kits são formados por remédios (como antibióticos, anti-inflamatórios e antitérmicos) e insumos estratégicos, como sais para reidratação, ataduras, cateter, compressa de gaze, seringas, luvas, máscaras, entre outros itens, como hipoclorito de sódio (água sanitária) para ajudar no consumo de água potável, uma das grandes necessidades da população no momento.

Assessoria de Comunicação PMBG
Eduardo Candeias