Cidade vai receber em março ou abril de 2018 o Pan Americano de Parapente

Está confirmado: Baixo Guandu vai sediar no próximo ano, em março ou abril, o Pan Americano de Parapente, uma competição internacional das mais importantes do calendário mundial deste esporte.

A confirmação aconteceu no último final de semana, quando Baixo Guandu foi palco da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente, que serviu também como eliminatória do Pan Americano.

De 8 a 15 de abril, a cidade recebeu 130 pilotos de vários estados do Brasil e  do mundo, movimentando a rampa do Monjolo e colorindo o céu nesta competição nacional de voo livre.

O grande vencedor da 1ª Etapa do Campeonato Brasileiro de Parapente foi o capixaba Frank Brown, na categoria Open. Na categoria Serial venceu o piloto paulista  Washington Peruchi, na Sport venceu o mineiro Ramon Silva e na categoria feminino a vencedora chegou em primeiro lugar a argentina Mou Yin Kao.

Das 7 etapas programas da 1ª Etapa do Campeonato em Baixo Guandu,  apenas 4 foram realizadas em função do tempo instável, mas a competição cumpriu os objetivos.

O campeão Frank Brown definiu assim a etapa de Baixo Guandu e a escolha para a cidade sediar o Pan Americano: “A rampa de Baixo Guandu tem uma das melhores condições de voo do Brasil e do mundo. Já tive uma reunião com o observador americano, que veio ao Estado avaliar a competição e algumas coisas a gente vai ter que melhorar. Para as próximas competições pediram um desfile na cidade com as equipes de todos os países que estiverem na disputa, um cronograma mais detalhado com informações precisas sobre o horário de cada atividade e um briefing com os pilotos um dia antes da competições”.

O prefeito Neto Barros, que introduziu em Baixo Guandu as grandes competições de nível nacional e internacional de Parapente, vibrou com a escolha da cidade para sediar o Pan Americano em 2018.

“Trata-se de uma competição de grande importância no calendário mundial do esporte, projetando nossa cidade a nível internacional.  Serão centenas de pessoas, entre pilotos de vários países e simpatizantes do esporte, que movimentarão fortemente a economia local. É uma honra Baixo Guandu sediar o Pan Americano de Parapente”, disse o prefeito.