Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Comandante do 8º Batalhão da PMES destaca apoio da Prefeitura em Ações de Segurança Pública em Baixo Guandu

Tenente Coronel Campos – Comandante Batalhão Colatina agradeceu apoio da Prefeitura

Reunião realizada no Auditório do 8º Batalhão da Polícia Militar em Colatina, que compõe 7 municípios, incluindo Baixo Guandu, para apresentação do Balanço de ações de 2022 e o Planejamento de Ações para 2023.

O Advogado Dr. Rodrigo Rodrigues representou o Prefeito Lastênio Cardoso que está em viagem, e destacou que a Administração atual tem apoiado a Polícia Militar em Baixo Guandu, fornecendo apoio logístico e técnico, além de disponibilizar servidores para atuar nas demandas administrativas da PM na cidade. Dr. Rodrigo ainda destacou a criação do Gabinete de Gestão Integrada – GGIM, bem como outros apoios que a administração municipal tem prestado à Polícia Militar e Civil. Essas ações demonstram o apoio da Administração Municipal às Forças Policiais para promover maior segurança aos Guanduenses. ” – Completou.

Dr. Rodrigo ainda levou ao Comando Regional da PM algumas demandas de interesse do Município, como a utilização do Posto Avançado da Polícia no Bairro Rosário 2, além de mais efetividade das ações policiais no município.

Tenente Coronel Campos, Comandante Batalhão Colatina, agradeceu o apoio vindo da Prefeitura e destacou que existe um projeto para Implantar uma Cia Independente da PM em Baixo Guandu, integrando Itaguaçu, Itarana e Baixo Guandu, que será muito benéfica às Polícias, uma vez que facilitará a logística das ações policiais e trará recursos para região. Além de unir as cidades, que tem aspectos econômicos e demográficos serem parecidos. “É um projeto ainda em construção, que depende do apoio de todos, Prefeitura, Estado, PMES, mas a semente deve ser plantada agora, para colhermos uma melhor qualidade de vida no futuro. ”

Coronel Campos ainda disse que um dos principais focos de 2023 da PM no Espírito Santo é educar a população sobre Segurança Pública. “ Precisamos pensar nas vítimas, educação para segurança, aspectos comportamentais. PM atuar juntamente com a sociedade civil, sobre a importância em denunciar. As pessoas desconhecem como funciona a segurança pública. Queremos educar as pessoas sobre Segurança. ” – Disse.

O Capitão Porto – Atual comandante da 2ª Cia da PM em Baixo Guandu apresentou uma série de ações que foram desenvolvidas na cidade, dentre as principais destacou:

  • 4 Viaturas entregues;
  • Delineamento dos locais e rotas para visitas nos ambientes rurais;
  • Remoção de 125 veículos apreendidos do Pátio da 2ª Cia de Baixo Guandu para o pátio do DETRAN/ES;
  • 1.200 alunos no PROERD com palestras sobre Bullyng e Drogas;

Para 2023 uma série de ações estão sendo planejadas:

  • Disseminação da Campanha #Aquinão;
  • Continuidade de operações preventivas e repressivas;
  • Georreferenciamento das propriedades rurais;
  • Palestras na área de Violência Doméstica e Estabelecimentos Comerciais;
  • Ampliações das Operações de Foça Tarefa I e II;
  • Elaboração do Projeto de Construção da nova Sede da 2ª Cia do 8º Batalhão da PM em Baixo Guandu
  • Operações integradas com a subseção de Inteligência, Polícia Civil, PM Minas Gerais.

O Delegado da Polícia Civil Dr. Leonardo Ávila, atual Chefe da 15ª Delegacia Regional da Polícia Civil, destacou que é preciso união de todos os entes para melhoria da segurança, e que a prefeitura é uma grande parceira e parte essencial do sistema de segurança – “A polícia não trabalha sozinha, faz parte de um sistema de segurança pública. Composta por sistema prisional, Ministério Público, Promotoria, Sociedade Civil, poder Judiciário e poder legislativo. ”

Também participaram da reunião:

Adriano Scárdua – Delegado Titular da PC em Baixo Guandu.

Major Pinheiro

Tenente Lessa

Capitão Balbino – Comandante da Força Tática da PM.

Vereador Juscelino Henck Marquinho Stein