Comerciantes guanduenses são orientados em ação educativa contra Covid-19

A prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde organizou na noite desta sexta-feira (15) uma ação conjunta de conscientização contra a COVID-19 no município. A equipe formada por agentes da Polícia Militar, Defesa Civil, Setor de Fiscalização, Vigilância Sanitária, e Secretaria Municipal de Saúde, visitou bares, lanchonetes, restaurantes e pequenos estabelecimentos de atendimento ao público.

Os comerciantes foram orientados sobre a importância de cumprir as normas sanitárias para evitar o aumento dos casos no município, que implicaria em restrições ao funcionamento dos estabelecimentos. Dentre as principais normas estão: distanciamento social de no mínimo 2 metros entre mesas, uso obrigatório de máscara para funcionários e clientes, uso de protetores faciais para funcionários, utilização de álcool gel ou 70%, higienização das mesas após os atendimentos, controle do fluxo de pessoas, e o respeito ao horário de funcionamento.

Foram entregues aos comerciantes um kit contendo máscaras e álcool de forma gratuita, e uma cópia da portaria do estado como normas para o funcionamento dos bares e restaurantes. Eles também assinaram um termo de ciência, onde se comprometeram a cumprir as normas para prevenção e enfrentamento do covid-19.

“Essa ação realizada de forma integrada tem por finalidade orientar os comerciantes sobre o cumprimento das normas sanitárias, para que possamos vencer esse vírus sem prejudicar o comércio”, destacou o Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Gobbo.

De acordo com a secretaria de saúde, a ação realizada faz parte do plano de contingência de enfrentamento ao coronavírus no município que viu um sinal de alerta no número de casos.

O Prefeito Lastênio Cardoso salientou que os cuidados para preservação da saúde das pessoas é uma prioridade do executivo guanduense e devem ser observados com responsabilidade máxima.

Para isso precisamos da colaboração dos cidadãos guanduenses para que cumpram as normas sanitárias. Somente assim conseguiremos vencer o coronavírus.