Cultura em Toda Parte desembarca em Baixo Guandu com 18 atividades culturais gratuitas
Está na hora de cair na estrada! Depois da estreia na cidade de Vitória, o Cultura em Toda Parte 2022 chega à cidade de Baixo Guandu, nos dias 18, 19 e 20 de março. Será uma programação composta por 12 apresentações artísticas, que acontecerão na praça Getúlio Vargas, e seis atividades de formação, divididas entre a Secretaria Municipal de Cultura, o auditório da Prefeitura de Baixo Guandu e o Caminhão Escola. Toda a programação é gratuita.
Depois da primeira edição on-line, em 2021, o projeto assume um caráter itinerante e percorrerá presencialmente dez cidades do Espírito Santo, envolvendo as cinco regiões do Estado durante dez finais de semana. A programação da Região 2, que compreende as regiões Central e Sul, é gerida pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), que é responsável por 100 ações: 70 apresentações artísticas e 30 atividades de formação, em cinco municípios e cinco finais de semana.
“O Cultura em Toda Parte é um projeto idealizado pela Secretaria de Estado da Cultura que tem como principal objetivo jogar luz sobre o trabalho dos artistas que produzem no Espírito Santo. Esta seleção apresenta o talento dos artistas do estado, profissionais que enriquecem a cultura local. Além disso, o evento tem como pilar a formação, com oficinas e palestras, que promovem o intercâmbio entre a cultura e a educação”, disse Lucia Caus, diretora do IBCA.
As atividades respeitam os protocolos sanitários estabelecidos pela Secretaria da Saúde (Sesa). Além disso, todos os participantes precisam comprovar a vacinação contra a Covid-19 para se apresentar.
Apresentações
As atividades artísticas da caravana do Cultura em Toda Parte na Região 2 começam no dia 18 de março e continuam até o dia 20 de março. A cidade sede é Baixo Guandu, e a programação foi desenvolvida com o objetivo de atingir toda a microrregião Centro-Oeste que inclui os municípios de Alto Rio Novo, Colatina, Governador Linderberg, São Gabriel da Palha, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Valério.
A programação apresenta um recorte da produção cultural do Espírito Santo com shows musicais de diversos gêneros, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual reafirmando a pluralidade e a criatividade dos artistas locais. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.
Quem abre o evento, na sexta-feira (18), às 15 horas, são as apresentações de teatro lambe-lambe A Orca e sua Amiga Foca, com Gabriel Pontes Fonseca Ferreira; e O Polvo e o Plástico, de Ana Claudia Souza Fonseca Ferreira, que serão exibidas em escolas municipais de Baixo Guandu e voltadas para o público infantil.
Depois, a partir das 18 horas, na Praça Getúlio Vargas, as apresentações continuam com o espetáculo infantojuvenil Cardume de Aventuras. Na sequência, acontece a exibição da Mostra de Videoclipes, que irá exibir dez produções que unem a música ao audiovisual. E encerrando a noite, o show da dupla de instrumentistas Washington Vieira e Claudio Lyra.
No sábado (19), quem abre a programação é a dupla Renato Sabaini e Marcos Penitenti (foto) que traz a MPB para o palco do evento. Logo após, o sertanejo romântico toma conta da praça Getúlio Vargas, com o cantor Elias Wagner, que nos seus 20 anos de estrada já teve músicas gravadas por Amado Batista. O sertanejo continua ditando o ritmo, com o show da cantora Dayane Rosa. E fechando a noite, com a animação lá em cima, o forró de Eder de Oliveira.
No domingo (20), as apresentações começam a partir das 14 horas, com contação de histórias Um Cesto de Histórias, com Brenda Caetano Perim. Logo após, o grupo de dança indigena Grupo Guerreiros Tupinikim (foto). Fechando o circuito de Baixo Guandu, a música é quem dita o tom com os shows Músicas Tristes Que te Fazem Feliz, do cantor Margozzo; e a apresentação da cantora Alinne Garruth.
Oficinas e palestras
Além das apresentações artísticas, a programação do Cultura em Toda Parte 2022 apresenta 30 atividades de formação divididas entre as cidades sedes do evento. Em Baixo Guandu acontecerão 04 oficinas e 02 palestras. As inscrições estão abertas e podem ser feitas via formulário Google (encurtador.com.br/aAGI8). São 15 vagas para cada oficina e 30 vagas para as palestras. As inscrições e a participação nas atividades são gratuitas.
As oficinas e palestras abordam assuntos em diversas áreas, com foco na cultura. Os inscritos poderão experienciar formações nos campos da fotografia, da escrita, da leitura, do teatro, da botânica e captação de recursos. A fotógrafa Thais Gobbo vai tratar de questões técnicas e do olhar fotográfico na oficina Fotografia, Olhares e Afetos.
A literatura aparece em duas formações distintas: a escritora e produtora Lívia Corbellari vai incentivar, de forma coletiva, a escrita de poemas a partir das experiências do cotidiano na formação Escrita Poética; a doutora em educação Lilian Menenguci (foto), vai ensinar técnicas sobre o hábito da leitura na oficina Mediação de Leitura. Já o educador social, ator e bailarino, Cleverson Guerrera aborda o corpo dentro do espaço teatral na Oficina: Corpo Popular.
Finalizando a programação duas palestras. Produção e Captação de Recursos para Projetos Culturais, com a produtora Ursula Dart, joga luz sobre o caminho para a execução de um projeto cultural. Já Cultura e Botânica se Encontram na Construção de Saberes Locais, com a gestora ambiental Andressa Catarina, aborda a relação do ser humano com a ciência, plantas e ancestralidades. Os participantes que completarem a carga horária dos cursos terão direito a certificado.
Com idealização da Secretaria da Cultura (Secult ES), com gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Findes e do Sesi, o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Serviço
Cultura em Toda Parte 2022
Região 2: Central e Sul
Apresentações Culturais
18 de março
Sexta-feira
Escolas Municipais
A partir das 15 horas
- A Orca e sua Amiga Foca / Gabriel Pontes Fonseca Ferreira (Teatro Lambe-Lambe) – Cachoeiro de Itapemirim
- O Polvo e o Plástico / Ana Claudia Souza Fonseca Ferreira (Teatro Lambe-Lambe) – Cachoeiro de Itapemirim
Praça Getúlio Vargas, Centro
A partir das 18 horas
Palco
- Cardume de Aventuras (Teatro Infantojuvenil/ Cachoeiro de Itapemirim)
- Mostra de Videoclipes
- Disco Voador – Intérprete: Banda Alldeia / Direção: Thiago Soares
- Eu Queria Voar – Intérprete: Margozzo / Direção: Margozzo
- Filha de Luz – intérprete: Negras Conectadas / Direção: Viviane Lopes Pereira
- Let The Melody Guide Your Soul – Intérprete: Clara Marins / Direção: Guajardo Films
- O Que Que a Quarentena Fez – Intérpretes: Dório e Gabriel / Direção: Tafarel Silversom
- Pra Sorrir – Intérpretes: Douglas Lopes e Nano Vianna / Direção: Douglas Lopes e Aniceto Frizzera Neto
- Rio pro Mar – Intérprete: Rafael Martins / Direção: Marcos Baretta
- Space Woods – Intérprete: My Magical Glowing Lens / Direção: Gustavo Senna
- Trajetórias Interrompidas – Intérprete: Beto Pinheiro / Direção: Beto Pinheiro
- Tudo ou Nada – Intérprete: Alinne Garuth / Direção: Alinne Garuth e Flora Fiorio
- Washington Vieira e Claudio Lyra (Música/ João Neiva)
Sábado
19 de março
Praça Getúlio Vargas, Centro
A partir das 17 horas
Palco
- Renato Sabaini e Marcos Penitenti – (Música/ Colatina)
- Eder de Oliveira (Música/ Colatina)
- Elias Wagner – (Música/ Linhares)
- Dayane Rosa (Música/ Linhares)
Domingo
20 de março
Praça Getúlio Vargas, Centro
A partir das 14 horas
Palco
- Um Cesto de Histórias / Brenda Caetano Perim (Contação de História/ Cachoeiro de Itapemirim)
- Grupo Guerreiros Tupinikim (Dança Indígena/ Aracruz)
- Músicas Tristes Que te Fazem Feliz / Margozzo (Música/ Cachoeiro do Itapemirim)
- Alinne Garruth (Música/ Cachoeiro de Itapemirim)
Oficinas e Palestras
Caminhão Escola
Secretaria Municipal de Cultura
Auditório da Prefeitura de Baixo Guandu
Sexta-feira
18 de março
9h – Oficinas: Fotografia, olhares e afetos – Thais Gobbo
14h – Palestra: Produção e Captação de Recursos para Projetos Culturais / Ursula Dart
14h – Oficina: Escrita Poética / Lívia Corbellari
14h – Oficina: Corpo Popular / Cleverson Guerrera
19h às 21h – Palestra: Cultura e Botânica se Encontram na Construção de Saberes Locais / Andressa Catarina
Sábado
19 de março
9h – Oficina: Fotografia, olhares e afetos / Thais Gobbo
9h – Oficina: Mediação de leitura / Lilian Menenguci
9h – Oficina: Oficina: Corpo Popular / Cleverson Guerrera
9h – Oficina: Escrita Poética / Lívia Corbellari
14h – Oficina: Oficina: Mediação de leitura / Lilian Menenguci