EDUCAÇÃO: ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL GOVERNADOR LACERDA DE AGUIAR REALIZA CULMINÂNCIA DE DISCIPLINAS ELETIVAS.

Nesta quarta-feira, 17/05/2023, aconteceu na EMEIEF “Governador Lacerda de Aguiar”, a culminância das Eletivas do 1º trimestre. As disciplinas eletivas são componentes curriculares temáticos obrigatórios, entretanto de livre escolha dos estudantes, nela a criança exercita a sua autonomia, bem como a sua capacidade de escolha com base num repertório ampliado, aprende a estabelecer critérios valorando o que lhe interessa e o que lhe importa naquele momento de sua vida escolar.

A Secretaria de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, explica que as atividades que aconteceram neste primeiro trimestre. “É um momento de integração entre os alunos de todas as séries da escola em torno de uma temática; um momento de partilhar, de fortalecer e ampliar os conhecimentos adquiridos nos componentes curriculares do primeiro trimestre. A escola se mobiliza e todos se envolvem”, pontuou.

Muitas vezes ficamos presos à única perspectiva que conhecemos. A possibilidade de exercitar a escolha de nossos caminhos amplia o olhar para o universo de possibilidades.

Foram desenvolvidas as seguintes temáticas:

1.       Horta Escolar – Planta aqui, colhe aqui. Planta acolá, colhe acolá.

2.       Artesanato Sustentável – Feito com as mãos e o coração.

3.       Culinária Divertida.

4.       Higiene e Saúde.

Durante todo o trimestre foram realizadas aulas teóricas e práticas, envolvendo roda de conversa, palestras, plantios de mudas e sementes, produção de composteiras, produção de receitas, atividades práticas, escrita de um livrinho de receitas, confecção de porta retratos, cofre e brinquedos com materiais recicláveis, além de painéis informativos sobre as temáticas.

Na próxima quarta-feira (24/06) estará acontecendo o FEIRÃO DAS ELETIVAS para apresentação das novas temáticas aos alunos que serão trabalhadas no próximo trimestre.