Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Estudantes da Escola de Tempo Integral Governador Lacerda de Aguiar  farão filme de animação em parceria com o Instituto Marlin Azul

 Os alunos aprenderão noções sobre a linguagem e as técnicas de cinema de animação para construção do mais novo curta-metragem do Projeto Animação do Instituto Marlin Azul.

Estudantes da Escola Municipal de Tempo Integral – EMEFTI Governador Lacerda de Aguiar, no bairro Sapucaia em Baixo Guandu (ES), vão aprender a fazer um filme. Com 22 anos de história na formação e inclusão audiovisual, o Projeto Animação do Instituto Marlin Azul chega pela primeira vez ao município capixaba para ministrar uma oficina sobre a linguagem e as técnicas básicas de cinema de animação inspirada em questões socioambientais.

“A secretaria de educação vê isso como algo muito positivo que vem para estabelecer o aprendizado de nossos alunos e ao mesmo tempo o entretenimento, e isso é importante, pois de fato, é para isso que trabalhamos, para que nossos alunos tenham essas experiências e quem sabe, futuramente, saia um roteirista, um produtor de filme”, comenta a secretária Kelly Christina Damasceno Gama.

Com carga horária de 30 horas, as aulas serão realizadas de 02 a 06 de outubro, das 7 às 14 horas, envolvendo alunos do ensino fundamental em um processo de criação coletiva e de troca e debate de ideias. Funciona assim: os estudantes constroem a história e, com o roteiro em mãos, montam as cenas a partir de técnicas básicas de animação como desenho 2D, recorte, stopmotion com massinha e com outros objetos.

A atividade de arte, tecnologia audiovisual e cultura estimula a criatividade, a imaginação, a comunicação e a expressão e ainda articula saberes através do contato dos alunos com a leitura, a pesquisa, a produção de textos, a música, a contação de histórias, as tradições e as culturas populares. As aulas terão a orientação das animadoras Marinéia Anatório e Ariane Piñeiro.

Marinéia iniciou sua trajetória como animadora há cerca de 20 anos após participar de oficinas sobre a linguagem e as técnicas de animação promovidas pelo Instituto Marlin Azul. Desde então, ela vem atuando como professora nas aulas de animação nas escolas, na finalização dos curtas-metragens e na realização de obras autorais, entre elas, as animações do Projeto Brincadeiras de Ninar.

Ariane Piñeiro é formada em Artes Plásticas e cursa licenciatura em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Iniciou sua carreira no mundo da arte através do cinema de animação, tornando-se professora em oficinas sobre as técnicas de animação junto a estudantes da rede pública. Foi instrutora de fotografia no Circuito Cultural de Vitória e desenvolveu um trabalho autoral com fotografias para intervenções urbanas em lambe-lambe.

O Projeto Animação tem o patrocínio da Aliança Energia, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A realização é do Instituto Marlin Azul e do Ministério da Cultura/Governo Federal. Em 2023, além de Baixo Guandu, a parceria realizou oficinas de cinema de animação nos municípios de São Vicente, Lagoa Nova e Santana de Matos, no Rio Grande do Norte. Em breve, as obras de curta-metragem serão exibidas para as comunidades em sessões gratuitas.

Em mais de duas décadas de atuação, o Projeto Animação realizou mais de 90 animações, participou de mais de 900 festivais e mostras, dentro e fora do país, reunindo mais de 60 premiações. Todas essas animações foram realizadas por estudantes de escolas públicas municipais e finalizadas por alunos, monitores e professores do Ponto de Cultura Animazul do Instituto Marlin Azul. Conheça parte do acervo ao acessar cine.animazul.org.br.

Saiba mais sobre o Projeto Animação? 

No ano de 2001, o Instituto Marlin Azul, com sede em Vitória, no Espírito Santo (ES), percebeu em uma sessão de cinema organizada pela instituição para o público infanto-juvenil o desejo latente de crianças e adolescentes de expressarem suas ideias, emoções, aspirações e talentos através da criação de seus próprios conteúdos audiovisuais. Desde então, oficinas de iniciação na linguagem do cinema de animação movimentaram o universo escolar de estudantes da rede pública de ensino ao propor novos jeitos de aprender, trabalhar em grupo, despertar a criatividade, aguçar a imaginação e desenvolver habilidades pessoais e sociais.

Sobre o Instituto Marlin Azul 

O Instituto Marlin Azul é uma associação sem fins lucrativos criada em 1999 cuja finalidade é promover ações direcionadas à cultura, à arte e à educação, democratizando o acesso à produção e fruição de bens culturais. Em 24 anos de atividade, a instituição vem desenvolvendo diversos projetos sociais, culturais e audiovisuais voltados para diferentes públicos do Espírito Santo e do Brasil. Além do Projeto Animação, a instituição desenvolve ações como o Revelando os Brasis, o Curta Vitória a Minas, o Cine Quilombola, o Cinema de Griô, os Griôs de Goiabeiras e o Memória do Barro. Para conhecer os projetos, acesse institutomarlinazul.org.br.

Pular para o conteúdo