Guanduenses começam a ser testados amanhã no inquérito sorológico da SESA

Três equipes da Secretaria Municipal de Saúde vão iniciar amanhã, (27/05) em Baixo Guandu, o chamado “inquérito sorológico” que está testando milhares de capixabas para detectar anticorpos do novo coronavírus.

Este trabalho é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde (SESA) e objetiva, através de amostragem, identificar qual o porcentual da população do Estado já teve contato com o novo coronavírus.

Em Baixo Guandu serão testadas nesta primeira fase 120 pessoas, nos bairros São Vicente, Valparaíso, Rosário I e Rosário II. Três equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que receberam na semana passada amplo treinamento, vão realizar os testes nas residências das pessoas, com amostragem de sangue e uma entrevista. O resultado sai em 15 minutos.

A secretaria municipal de Saúde Terezinha Bolzani pediu que todos os moradores recebam bem as equipes de testagem, compostas sempre por três pessoas.

“Esta testagem é muito importante dentro da estratégia de Saúde no combate e desenvolvimento das ações contra a doença e Baixo Guandu foi uma das cidades escolhidas para participar do inquérito sorológico. Peço que todos recebam bem nossas equipes, que estarão devidamente identificadas”, falou Terezinha.

No estado, a intenção é testar um total de 32 mil pessoas. Numa segunda etapa, entre 22 e 24 de junho, Baixo Guandu volta a fazer parte deste inquérito, para testagem em novos bairros. A primeira etapa que começa amanhã se estenderá por três dias em Baixo Guandu.

Três equipes começam amanhã a fazer amanhã em Baixo Guandu os testes e três equipes foram treinadas para executar os trabalhos

There are no comments yet