Live debate hoje com artistas locais a Lei de Emergência Cultural

Baixo Guandu terá nesta quinta-feira (18), às 19 horas, uma webconferência para debater com os artistas da cidade a aplicação dos recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, aprovada no Senado e na Câmara Federal e que agora aguarda a sanção da Presidência da República. A reunião será realizada por meio de uma sala virtual, pela plataforma Google Meet.

O movimento cultural reunido nos últimos meses tem se articulado em diversas frentes e formatos para pensar e construir alternativas que enfrentem a realidade socioeconômica que a pandemia do novo Corona Vírus (Covid-19) trouxe à população e, sobretudo aos trabalhadores da arte e cultura.

Se sancionada, a lei destinará cerca de três bilhões de reais a partir do Fundo Nacional de Cultura aos estados e municípios, portanto, importante assinalar, não é verba suplementar, mas dinheiro já existente e ocioso que deve ser aplicado em políticas públicas para a área. Pode trazer para o setor cultural do município de Baixo Guandu um pouco mais de R$ 240 mil reais.

Os recursos serão utilizados pelos Municípios em três frentes. Renda emergencial no valor de R$ 600 reais aos trabalhadores da área cultural; subsídio para manutenção de espaços culturais, para micro e pequenas empresas do setor com valores entre 3 mil a 10 mil reais; e também assegura no mínimo 20% que poderão ser aplicados em instrumentos de incentivo à cultura, como editais, chamadas públicas e prêmios.

Os organizadores do evento, CADOZ Coletivo, destacaram que o objetivo da webconferência é o diálogo com a classe artística, para tirarmos dúvidas e promover o diálogo com gestão pública para que os recursos sejam aplicados atendendo a realidade local, pois a intenção do Coletivo é avançar na construção desse grande momento para cultura nacional.

“Queremos estar lado a lado com a Secretaria Municipal de Cultura e o Conselho Municipal de Cultura, tarefa que sabemos não ser difícil, pois temos certeza que esta gestão é comprometida com as questões da cultura, sabemos que os recursos serão distribuídos de maneira adequada, sendo os artistas devidamente cadastrados e credenciados  para que o repasse chegue nas pessoas que realmente precisam ”, disseram.

O evento, de iniciativa da sociedade civil, contará com a participação de artistas dos vários setores culturais da cidade, como: atores, músicos, escritores, artesãos, dentre outros.

Serviço:
Webconferência Lei Aldir Blanc Baixo Guandu