Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Vigilância vai aplicar novo inseticida contra a dengue e Chikungunya na cidade

Uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde está em Baixo Guandu fazendo uma capacitação com os agentes de endemias, para aplicação de um novo inseticida contra o mosquito aedes aegypti, agente transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Este novo inseticida, chamado Cielo, vai substituir o conhecido malathiol, que tradicionalmente era utilizado no combate ao mosquito aedes aegypti.

" Nossos agentes estão sendo capacitados e dentro de mais alguns dias já estaremos usando o novo inseticida", explicou ontem o chefe da Vigilância em Saúde Azemar de Carvalho.

O Cielo é um inseticida menos agressivo ao meio ambiente e aos seres humanos, apresentando ainda mais efetividade no combate ao mosquito aedes. O produto novo é recomendado e aprovado, inclusive, pela Organização Mundial de Saúde .

Sobre os casos de dengue, chikungunia e zika em Baixo Guandu, o chefe da Vigilância Azemar de Carvalho voltou a apelar aos moradores no sentido de evitar a água parada. Segundo Azemar, 80% dos focos do mosquito aedes são encontrados exatamente em quintais ou dentro das residências.

Em 2020, Baixo Guandu teve mais casos de chikungunya ( 127) do que de dengue (81), conforme relatório desde janeiro  divulgado ontem (18/06) pela Vigilância em Saúde. De zika, foram registrados 20 casos.

O novo inseticida Cielo, conforme a Vigilância, vai ser aplicado pelos agentes em pontos da cidade onde os casos são mais numerosos.

"Procuramos assim fazer um bloqueio da transmissão das doenças, mas é fundamental que todos evitem a água parada e o consequente focos do mosquito", explicou Azemar de Carvalho.

O relatório divulgado ontem pela Vigilância aponta o seguinte quadro em Baixo Guandu em 2020:

 

 


Dengue

Dengue Número
Notificados 384
Confirmados 81
Descartados 234
Em Investigação 69

Zika

Zika Numero
Notificados 52
Confirmados 20
Descartados 27
Em Investigação 5
 

Chikungunya

Chikungunya Numero
Notificados 254
Confirmados 127
Descartados 58
Em Investigação 69
 

 

 

Relatório: 01/01/2020 até o dia 18/06/2020


Os agentes da Vigilância em Saúde estão sendo capacitados para aplicar o novo inseticida