Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Mais de 23 mil já foram vacinados contra febre amarela, mas campanha continua

Os últimos dados divulgados na semana passada da campanha contra a febre amarela em Baixo Guandu, apontam que mais de 23 mil pessoas já foram vacinadas no município, uma cobertura próxima de 80% da população.

Mas a campanha continua diáriamente no NESF localizado na rua Hugo Lopes Nalle e também nos demais postos espalhados pelo município, (sede e interior) no dia da semana onde normalmente a vacinação contra outras doenças é realizada.

A responsável pela coordenação da vacinação, Gislaine Mardones, explicou que a campanha contra a febre amarela, que teve início em 23 de janeiro, está tendo uma cobertura satisfatória. Ela alertou, no entanto, que quem ainda não  se vacinou deve tomar esta providência para evitar riscos de contrair a doença.

Gislaine explicou que a cobertura da vacinação contra a febre amarela só não atingiu números mais elevados por alguns fatores. “A campanha iniciou antes em Aimorés e muitos guanduenses foram até aquela cidade para se imunizar. Além disso, existe em Baixo Guandu um grande numero de idosos, que só podem receber a vacina com atestado médico e ainda,  muitas pessoas  já haviam sido imunizadas porque viajaram para áreas de risco”, disse a coordenadora.

Com cerca de 80% da população vacinada, Gislaine explicou que a cobertura é satisfatória, porém a campanha continua. O NESF e os postos da sede e do interior continuam vacinando, medida que é recomendada, embora nas últimas semanas nenhum caso suspeito tenha sido registrado em Baixo Guandu.

 

Casos em Baixo Guandu
A secretária Municipal de Saúde, Sônia Grassi, informou ontem que apenas dois casos de  pessoas residentes em Baixo Guandu foram confirmados com febre amarela, porém os pacientes foram transferidos para Vitória e já receberam alta. Um caso é do KM 10 do Mutum e outro de uma pessoa residente no bairro Valparaíso, que teria sido contaminado não na sede, mas sim no meio rural.
 
Mas o Hospital da cidade atendeu vários pacientes com os sintomas da febre, proveniente de cidades próximas, sendo que mais tarde também foram confirmados outros 5 casos: dois do córrego Natividade, em Aimorés, dois de Itueta (MG), e um do Córrego Lage, em área do município de Itaguaçu. Um paciente do sexo masculino, residente na fazenda Porto Final, município de Aimorés, veio a falecer. Os demais  se recuperaram e já receberam alta.

Sônia Grassi acentuou que houve uma grande mobilização para atender à população de Baixo Guandu no processo de vacinação, com várias equipes da Saúde atuando na sede e interior. “Acredito que o susto já passou, porque não se registra caso suspeito da febre amarela há mais de três semanas, porém as pessoas que ainda não se vacinaram devem procurar o NESF e os postos da sede e interior para serem imunizadas”, disse a secretária.