Médicas cubanas se despedem de Guandu e deixam marca de dedicação aos pacientes

Duas médicas cubanas que estavam inseridas no programa “Mais Médicos”, estiveram ontem (22/11) no gabinete do prefeito Neto Barros para se despedir de Baixo Guandu. Elas retornam a Cuba no dia 27 de novembro, depois do rompimento do programa que garantia assistência médica a milhões de brasileiros através de mais de 8 mil profissionais médicos cubanos.

Em Baixo Guandu, as duas médicas que se despedem, doutoras Tânia e Yusmaylen, trabalhavam entre dois e três anos nos distritos do KM 14, Alto Mutum, Vila Nova do Bananal e Ibituba. Ambas eram muito queridas pela população e atuavam na Estratégica de Saúde da Família.

As duas médicas cubanas atendiam a 500 pacientes por mês nestes distritos, atuando especialmente na prevenção da saúde. A secretária municipal de Saúde Lucinéia Seibel Storch lamentou a saída das profissionais, mas garantiu que já existe um plano de substituição para suprir a ausência das médicas para garantir a assistência à população.

O prefeito Neto Barros agradeceu o trabalho das médicas cubanas realizado em Baixo Guandu e também lamentou o rompimento do acordo com o Brasil para manutenção destes profissionais no país.

Neto lembrou que centenas de cidades no Brasil que não tinham médicos passaram a receber assistência dos profissionais cubanos, especialmente os municípios localizados em estados carentes como o Nordeste e na região amazônica, incluindo-se as comunidades indígenas.

A saída dos médicos cubanos do Brasil se transformou numa grande polêmica nas últimas semanas. A decisão de retirar do país os profissionais partiu do governo cubano, depois de uma série de declarações depreciativas do presidente eleito ao trabalho realizado pelos médicos daquele país.

A equipa da Saúde com as médicas cubanas no gabinete: elas vão embora do Brasil no dia 27 de novembro