Município participa do Edital de Seleção para o Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA)

“O Projeto Compra Direta de Alimentos (CDA) tem por objetivo garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias guanduenses que se encontram em situação de vulnerabilidade social através da distribuição, em forma de cestas, de produtos adquiridos de agricultores familiares do município.

O prefeito municipal, Lastênio Cardoso, assinou no dia 08 de março ofício manifestando interesse em participar do edital de seleção do Projeto Compra Direta de Alimentos – CDA do governo do estado, juntamente com o Secretário Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Filipe Mendonça Fernandes, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach, a gestora do Programa Bolsa Família, Míria Souza Cruz e a Engenheira Agrônoma, Karla Galon, que na oportunidade também assinaram o Projeto Técnico que será encaminhando junto com o ofício.

“É importante garantir uma logística funcional no fornecimento de alimentos, fazendo com que os produtores de cada distrito atendam na sua área de proximidade, adiantando assim a distribuição”, destacou o prefeito Lastênio Cardoso.

Para receberem as cestas, as famílias precisam estar cadastradas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e com o Cadastro Único (Bolsa Família) atualizado.

Os agricultores serão selecionados através de chamada pública e precisarão atender à critérios como estar com o Cadastro Único atualizado, possuir bloco de notas do Produtor Rural e Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) atualizada.

O valor estimado do projeto é de R$ 195.000,00 e beneficiará 30 agricultores familiares e 250 famílias em situação de vulnerabilidade social.

O projeto busca valorizar a agricultura familiar do município e garantir uma alimentação adequada às pessoas que vivem em situação de insegurança alimentar.