Município providencia documentação para fazer licenciamento ambiental

Até o mês de julho, o município de Baixo Guandu já poderá estar fazendo o licenciamento ambiental de atividades de pequeno e médio portes, segundo o secretário municipal de Meio Ambiente Allony Torres.

Na semana passada, Allony participou de uma reunião com o secretário de Estado de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, quando o assunto foi tratado.

Os municípios pertencentes ao consórcio do rio Guandu, conforme Allony, estão providenciando a documentação necessária para se credenciarem até o mês de julho para fazerem o licenciamento ambiental local. “Nós solicitamos apoio do Estado na estrutura que necessitamos para fazer o licenciamento, via consórcio do rio Guandu, para posteriormente trabalharmos neste sentido”, falou Allony Torres.

No Estado do Espírito Santo, 28 municípios já estão capacitados para fazer o licenciamento ambiental de atividades de pequeno e médio portes, na área de extração mineral, atividades agropecuárias, gerenciamento de resíduos, obras e estruturas diversas, entre outras.

Baixo Guandu agora se prepara para também receber a capacitação necessária para fazer o licenciamento ambiental, situação que gera mais oportunidades de desenvolvimento ao município, na medida em que otimiza o tempo na implantação de projetos empreendedores.

Para uma Prefeitura realizar o licenciamento ambiental é necessário que o município tenha uma base legal que ampare as questões ambientais locais e apresente uma boa estrutura de equipamentos e profissionais capazes de realizarem as vistorias. É preciso também que o conselho municipal de meio ambiente esteja em funcionamento.

O secretário Allony Torres considera muito importante a autonomia do município realizar o licenciamento para atividades de pequeno e médio portes, fomentando desta forma o desenvolvimento local com a maior rapidez nos processos autorizativos de funcionamento.