Patrulha K-9: Químico, o fiel aliado no combate ao crime em Baixo Guandu

Nesta terça-feira, 6 de fevereiro, na sede da 2ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar, localizada na cidade de Baixo Guandu, foi inaugurado o box onde será a nova casa do cão policial de nome “Químico”, da raça Pastor Alemão Belga Malinois. O cachorro é treinado para encontrar entorpecentes e armas de fogo em operações policiais no município.

Os soldados Molino e Arruda atuam como condutores do cão Químico durante as ações policiais, sendo que os três juntos formam a Patrulha K-9 da Polícia Militar de Baixo Guandu. Tanto os militares como o semovente canino passaram por um intenso treinamento até estarem em condições para atuarem nas ruas. De fato, na demonstração realizada na Cia, o cão demorou poucos segundos para encontrar as drogas escondidas. Nas ações, o cão é estimulado a realizar a busca e quando encontra o que procurava, dá o sinal ao seu policial condutor, que confirma se o cachorro realmente encontrou os materiais ilícitos para os quais foi treinado e então dá a recompensa ao animal.

Segundo o soldado Arruda, condutor que abriga e cuida do Químico fora do expediente de trabalho, o cão policial é um cachorro tranquilo na presença de outros animais, pessoas ou crianças, desde que esteja acompanhado de um de seus condutores, com os quais o cão já criou um vínculo.

O Coronel Rômulo, Comandante do 4º Comando de Polícia Ostensiva Regional com sede no município de Colatina, ao qual a Companhia de Baixo Guandu está subordinada afirmou que o animal já está contribuindo para a melhoria da segurança pública no município. “A Companhia de Polícia Militar de Baixo Guandu é a única subunidade policial militar do Estado que possui um cão policial exclusivo à sua disposição. Já o 8º Batalhão é a única Unidade Policial Militar do Estado a possuir 3 cães treinados para este tipo de policiamento, tendo se destacado entre as demais Unidades policiais do Espírito Santo pela quantidade de entorpecentes apreendidos, graças à atuação das Patrulhas K-9.”

Para o Comandante da 2ª Companhia de Baixo Guandu, Capitão Cleiton, “A chegada da Patrulha k-9 para atuar no município, vem se somar as demais modalidades de policiamento ofertadas pela Polícia Militar a serviço da população guanduense. Em poucos dias de trabalho, a Patrulha K-9 já tem demonstrado bons resultados com a apreensão de quantidade considerável de entorpecentes”, concluiu o oficial.

O Promotor de Justiça de Baixo Guandu, Dr. César Nasser Fonseca está otimista com a chegada do cão policial ao município de Baixo Guandu: “Os resultados esperados durante os cumprimentos de mandados de busca e apreensão no município serão num patamar bem mais elevado a partir de agora”. Afirmou o Promotor.

O Prefeito Lastênio Cardoso se mostrou entusiasmado com a chegada do Químico: “É uma importante ferramenta contra o crime em Baixo Guandu, com certeza vai nos ajudar a combater o tráfico de drogas e posse de armas ilícitas, seja bem-vindo a Baixo Guandu.”