Prefeitura de Baixo Guandu garante alimentação escolar de qualidade para alunos da Rede Municipal de Ensino

Refeição servida para os alunos da escola João XXIII nesta quarta-feira (15/06/2022). Foto Ascom

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem garantido aos mais de 4 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino uma alimentação escolar de qualidade, com grande variedade de itens que incluem frutas, verduras, carboidratos e proteínas, seguindo rigorosamente um cardápio diversificado e preparado pela equipe de nutricionistas, e acompanhado pelo Conselho de Alimentação Escolar que monitora o recebimento, armazenamento, preparo e distribuição dos alimentos aos estudantes.

As refeições oferecidas diariamente contemplam itens como arroz enriquecido com frango e legumes, caldo de feijão com carne bovina e legumes, abóbora refogada com carne bovina, tutu de feijão com ovos cozidos, carne moída com (batata, cenoura, cebola, arroz e feijão), polenta ao molho de frango e tomate, purê de abóbora com carne moída, feijão tropeiro, farofa de ovos com linguiça de frango, pão de carne moída, macarronada com sardinha e tomate, vitamina de leite com frutas, salada crua, banana, maçã, laranja, sucos, vitaminas, biscoitos, leite com achocolatado entre outros. Ressaltando que, algumas alterações pontuais são realizadas nos cardápios para diversificar os grupos da nutrição com carboidrato, proteína, hortaliça, leguminosa e frutas, entre outros componentes.

Para a Secretária Municipal de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, é gratificante constatar que os investimentos realizados na merenda escolar já apresentam resultados expressivos na aprendizagem das crianças em sala de aula. “Investir em merenda de qualidade para nossos alunos é um compromisso que firmamos com a comunidade, e que está sendo cumprido com exatidão”, afirmou Kelly.

O plano alimentar dos alunos das escolas e creches municipais, que vai do desjejum até as refeições, é preparado conforme estabelece o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para todas as etapas da educação básica pública. Além disso, a referida Resolução proíbe alimentos ultraprocessados como açúcar, mel e adoçante nas preparações.

Investimos na alimentação das nossas crianças para garantir que tenham todos os nutrientes necessários para um excelente desenvolvimento escolar. Por isso, uma alimentação balanceada é imprescindível, para que as crianças tenham energia necessária para todas as atividades, desde o estudo até a recreação. É na infância que os hábitos alimentares são formados e se mantém ao longo da vida”, ressaltou o prefeito, Lastênio Cardoso.

Formação sobre manipulação de alimentos

No mês de maio, os servidores Auxiliares de Serviços Gerais envolvidos diretamente na preparação da merenda escolar servida na Rede Municipal de Ensino, passaram por uma formação especial no auditório da prefeitura municipal.

A palestra “Boas práticas na manipulação de alimentos”, ministrada pela nutricionista, Mônica Cristhiane Lopes de Mello, transmitiu aos servidores noções de Higiene Pessoal, DTA — Doenças Transmitidas por Alimentos, Armazenamento e Conservação, Higiene dos Alimentos, Equipamentos e Utensílios, e Controle dos Perigos Biológicos, Físicos e Químicos.

A formação teve como objetivo oferecer aos servidores, informações importantes sobre o armazenamento, conservação e preparo dos alimentos servidos aos alunos da rede municipal de ensino.

Atendimento à imprensa:
Comunicação Social