Prefeitura de Baixo Guandu integra fórum de gestores da cultura do ES

“A Secretária Municipal de Cultura, Dayane Sara Paixão foi selecionada como Coordenadora Geral da região dos pontões guanduenses, durante reunião virtual na tarde desta última terça-feira (04/05), com a participação dos municípios de Águia Branca, Alto Rio Novo, Baixo Guandu, Colatina, Mantenópolis, Marilândia, Pancas e São Domingos do Norte.

O Fórum de Dirigentes e Gestores Municipais de Cultura do Espírito Santo, tem o objetivo de integrar os gestores municipais da área cultural de todo Espírito Santo para viabilizar a articulação entre os municípios em projetos correlatos, conexão antes inexistente. O projeto é apoiado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que busca superar os desafios criados para aplicação da Lei Aldir Blanc, que destinou recursos federais aos municípios.

Uma das principais propostas do Fórum é fomentar na consolidação de políticas públicas continuadas nos municípios capixabas, além de buscar a alimentação dos sistemas municipais de cultura com ferramentas como o repasse fundo a fundo, com destinação de verbas estaduais e federais. O fórum já conta coma participação de 65 dos 78 municípios do estado, mas o objetivo é abranger todos municípios.

“A área cultural sofreu em toda sua cadeia estrutural, embora a Lei Aldir Blanc tenha auxiliado momentaneamente os profissionais do setor é importante articular políticas públicas contínuas para garantir a continuidade do setor cultural” destacou a Secretária Dayane paixão.

Para o desenvolvimento de políticas culturais o fórum planeja manter reuniões frequentes para atualização entre as políticas culturais em todo Espírito Santo.