Baixo Guandu sedia etapa dos Jogos Escolares do Espirito Santo.

A Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Subsecretaria de Esportes e Lazer, realizou nessa segunda-feira (19), no Ginásio Poliesportivo “Doutor Celso Francisco Borges” a abertura dos Jogos Escolares do Espirito Santo. Centenas de estudantes, professores e treinadores lotaram as dependências do Ginásio.

A abertura contou com a presença de alunos das cidades de Colatina, Governador Lindenberg, Linhares, Marilândia, Pancas, Rio Bananal, São Domingos do Norte e Sooretama. Além dos alunos de Baixo Guandu. Diversas autoridades públicas municipal, dentre eles o Presidente da Câmara de Baixo Guandu, Vereador Leandro Gomes, o Vereador Clóvis Pascolar, o Subsecretário de Esportes e Lazer Leandro Rodrigues Montibeller, a Secretária de Educação Kelly Christina Damasceno Gama, a Subsecretária de Cultura Miria Souza Cruz, o Subsecretário de Comunicação Dionimar Martinelli, o Vice-prefeito Dr. Patrick Favarato Perutti, e o Prefeito Lastênio Luiz Cardoso.

As autoridades recepcionaram os atletas que entraram com suas bandeiras, anunciando o início de uma das maiores competições esportivas do estado.

“Quero desejar boa sorte a cada atleta, porque cada um quer ganhar. E, temos aqui o orgulho de estar compartilhando desse momento com esses jovens. Nós estamos trabalhando para que esse trabalho de valorização da juventude e principalmente do esporte continue”, disse Lastênio

Na ocasião o Prefeito ainda disse que, já participou de diversos jogos estudantis, inclusive ganhando medalhas. Por fim ressaltou a importância do esporte para a transformação na vida dos jovens.

A Banda de Música Municipal Lira Guanduense também participou da solenidade, executando o Hino Nacional Brasileiro, Hino do Estado do Espirito Santo e Hino de Baixo Guandu.

Após a execução dos hinos, foi a vez do estudante Felipe Bruno de Moraes, entrar com a tocha olímpica, deu a volta na quadra e em seguida acendeu a pira olímpica. Felipe, aluno da Rede Municipal de Ensino de Baixo Guandu, é campeão capixaba de tênis de mesa.  A atleta guanduenses, também aluna de rede municipal de ensino, Maria Heloisa, medalhista de ouro e campeã brasileira de Atletismo conduziu o juramento dos atletas.

Como já é tradição, os campeões da fase regional se enfrentarão nas finais estaduais, que acontecerão no Sesc de Guarapari, nas primeiras duas semanas de julho, entre os dias 03 e 08 para a categoria juvenil; e entre os dias 10 e 15 para a categoria infantil.

Os melhores do Espírito Santo seguirão para as etapas nacionais dos Jogos Escolares. Em setembro, em Ribeirão Preto (SP), acontecem os Jogos da Juventude, organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com estudantes de 15 a 17 anos (juvenil). Em novembro (em sede ainda a definir), serão realizados os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS), competição promovida pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), com alunos de 12 a 14 anos (infantil).