Prefeitura inicia planejamento estratégico para enfrentamento à Leishmaniose Visceral

A prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Vigilância em Saúde realizou uma reunião nesta última segunda-feira (25/05) com diversas repartições da administração pública municipal. O objetivo é buscar a capacitação de profissionais da Secretária Municipal de Saúde no enfrentamento à doença.

As metas de capacitação definem os profissionais e suas funções na rede de combate, definindo a capacitação especifica para médicos, enfermeiros, agentes comunitários de endemias, agentes comunitários de saúde e os demais profissionais da área. A capacitação envolve a formação sobre o aspecto clínico da LVH — Leishmaniose Visceral Humana, suas características epidemiológicas, sintomatologia dos pacientes, o fluxo do paciente e suas formas de tratamento.

Foi definido também a importância de analisar o município geograficamente, definindo áreas propícias de criadouro e vetores para utilização preventiva do combate químico.

Visando conscientizar à população foi traçada a meta de vinculação de campanhas institucionais para a população nas redes sociais e demais mídias, além de promover concursos de frases de efeito e premiações. Os profissionais de saúde também buscarão parcerias com os presidentes de bairros, líderes religiosos, dentre outras autoridades da cidade.