Prefeitura notifica comerciantes e fecha o Mercado Municipal para reformas

Dentro de aproximadamente 20 dias, o prédio onde funciona o mercado municipal de Baixo Guandu vai ser inteiramente desocupado, diante da necessidade urgente de fazer uma reforma em todo o imóvel.

Os comerciantes de verduras, legumes, frutas, peixes, cereais e até aves já foram notificados para a desocupação do prédio do Mercado Municipal. Ali funcionam também setores da própria Prefeitura: a  merenda escolar, a biblioteca municipal e o CadÚnico, que também serão retirados para permitir as obras necessárias de reforma.

O prefeito Neto Barros justificou a necessidade urgente da desocupação de todo o prédio, depois de uma avaliação técnica realizada pela Secretaria Municipal de Obras, que apontou problemas graves especialmente nos sistemas hidráulico e elétrico do imóvel.

“A situação ali é muito grave, com riscos para quem trabalha no local  e os usuários tanto do mercado quanto dos setores da Prefeitura. Tudo vai ser desocupado e vamos adequar, em novo projeto, o prédio para funcionar com toda a segurança”, disse Neto Barros.

O secretário municipal de Obras, engenheiro Maximiliano Cândido dos Santos, explicou que uma comissão formada por engenheiros e técnicos da Prefeitura fez um minucioso laudo de avaliação do prédio, concluindo pela necessidade urgente da desocupação.

“O prédio do mercado é na verdade uma bomba relógio que tem que ser desativada imediatamente, sob risco da ocorrência de um  incêndio que pode atingir grandes proporções, alcançando inclusive imóveis de todo o quarteirão”, disse o secretário Max.

Na vistoria realizada pela equipe técnica da Prefeitura, os problemas no prédio não são poucos. O laudo não aponta risco estrutural imediato, mas especialmente as instalações hidráulicas e  elétricas estão em completo desacordo com as normas de segurança.

Segundo o laudo, há uma forte sobrecarga no sistema elétrico, totalmente incompatível com as normas de segurança. Alguns Box mantém vários equipamentos de refrigeração (frezzers) ligados de maneira perigosa, com sobrecarga na rede elétrica, situação que sugere  risco de curto-circuito e incêndio.

O laudo aponta ainda várias infiltrações em pontos distintos do prédio e problemas  no sistema hidráulico, indicando por fim a necessidade da desocupação de todo o imóvel, “tendo em vista o risco proporcionado pelo grande volume de obras dos reparos  e pela insalubridade e periculosidade proporcionadas por esta intervenção”.

O chamado “ Prédio do Mercado Municipal “ é antigo e tradicional em Baixo Guandu. No decorrer das ultimas décadas, o imóvel sofreu algumas pequenas intervenções de melhoria, porém hoje não há mais como evitar uma reestruturação completa, capaz de garantir a segurança de todos.

No ano passado, a Vigilância em Saúde notificou os ocupantes das bancas do mercado a paralisarem o comércio de aves, tendo em vista o risco de doenças como a leishmanionse, cujo mosquito transmissor se reproduz também nas fezes destes animais.

Os galinheiros foram temporariamente desativados, mas alguns comerciantes insistiram na venda em pequena escala, mantendo gaiolas para acondicionar as aves, como pode ser observado no local.

Os comerciantes foram notificados a partir do dia 13 de fevereiro para desocupar o local, o que deve ocorrer dentro de mais aproximadamente 20 dias.

Alguns problemas encontrados na vistoria feita no prédio do mercado municipal:

Fiação exposta é risco para a segurança do prédio do mercado

Cabos de energia expostos e aves presas em pequenas gaiolas: problemas que serão resolvidos com a reforma do prédio

Gambiarras nos pontos comerciais colocam em risco a segurança de todos

As instalações elétricas encontravam-se em situação de total insegurança, segunda o laudo da Secretaria de Obras

Infiltração na biblioteca pública também coloca em risco a segurança do local

Vista externa do mercado: um novo projeto vai reformular completamente este importante prédio municipal