Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Projeto Eficiência Solidária, da EDP, vai distribuir 6 mil lâmpadas LED a moradores de Baixo Guandu

Posto de troca de lâmpadas — Foto Ascom

O projeto “Eficiência Solidária” voltado aos clientes residenciais da EDP-ES, está em Baixo Guandu para realizar a substituição de lâmpadas de maior consumo (incandescentes ou fluorescentes compactas) por lâmpadas LED, com objetivo de economizar energia com conforto, segurança, qualidade de vida e solidariedade. Participando, o cliente residencial pode fazer uma troca de até 6 lâmpadas incandescentes e/ou fluorescentes compactas por lâmpadas de LED. Vale ressaltar que o projeto não trará custo aos munícipes participantes, ou seja, a participação é gratuita. A ação acontecerá no período entre 24/05/2022 e 31/05/2022 ou até o fim do estoque de 6.000 unidades, e tem como objetivo incentivar o uso consciente e seguro da energia elétrica.

Para participar, o consumidor deverá ir até ao posto de troca, que está localizado na Praça Getúlio Vargas (praça do jardim). É importante ressaltar que, para receber as lâmpadas de LED, o cliente deve entregar a mesma quantidade de lâmpadas ineficientes (incandescente ou fluorescentes compactas), além de apresentar a última fatura de energia e documento de identidade. É necessário estar com as contas de energia em dia. As lâmpadas ineficientes entregues pelos clientes no momento da substituição serão destinadas ao descarte ecologicamente correto.

“É importante que todos os moradores participem da ação e substituem suas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas, pelas de LED com maior eficiência e economia”, ressaltou o Secretário de Obras, Fabricio Benicio de Brito.

Eficiência Solidária

Desde o início do projeto, em 2016, cerca de 178 mil lâmpadas foram trocadas. A economia de energia gerada foi de 5.999 megawatts-hora/ano (MWh/ano, o que corresponde ao abastecimento de aproximadamente 2.500 residências. Todas as lâmpadas entregues pelos clientes no momento da substituição foram destinadas ao descarte ecologicamente correto.

“O projeto Eficiência Solidária proporciona uma economia real para os clientes com a substituição das lâmpadas, já que a iluminação pode representar cerca de 15% da conta de energia, dependendo do hábito de consumo da família. Além disso, o projeto disponibiliza dicas de economia que podem ser aplicadas no dia a dia dos clientes.”, afirma Bruno Mendonça, gestor da EDP.

O cliente deve residir na cidade onde o posto de troca estiver instalado e estar munido da última fatura de energia (classificação residencial), documento de identidade, além de estar com as contas de energia em dia. No local, entregará até cinco lâmpadas incandescentes ou fluorescentes compactas para receber a mesma quantidade de LED.

O projeto Eficiência Solidária faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da EDP, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com o objetivo de preservar os recursos naturais e promover a educação para o uso inteligente da energia elétrica e evitar o desperdício, o PEE da EDP realiza projetos na área de concessão que buscam a conscientização, de modo que a energia seja utilizada com responsabilidade.

Sobre o Eficiência Solidária podem ser acessados no site EDP-ES.