SAAE Baixo Guandu comemora 70 anos de fundação

Prefeito Lastênio Cardoso, com a equipe de servidores do SAAE Baixo Guandu.

Foi realizado nesta terça-feira, dia 8/11, às 9 horas, a Sessão Solene em Homenagem ao aniversário de 70 anos do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Baixo Guandu (SAAE). O SAAE Baixo Guandu, é um marco na história do município, é também uma referência no abastecimento e tratamento de água no Estado. Hoje, o SAAE Baixo Guandu trata aproximadamente 120 litros por segundo  ou  7,5 milhões de litros de água por dia,  atendendo a mais de 10 mil residências na cidade. Além disso, é responsável pela captação de cerca 90% do esgoto da cidade.

Na abertura do evento, o Diretor do SAAE Baixo Guandu, Militino Nunes, agradeceu a presença de todos, e contou parte da história da criação do SAAE, que foi inaugurado no dia 4 de novembro de 1952, através da Lei número 85, pelo prefeito Manoel Ferreira Paiva.

O Diretor do SAAE disse que a autarquia passou por momento difícil no início da sua fundação. Graças à dedicação dos ex-diretores da autarquia, o SAAE completou 70 anos, proporcionando qualidade no tratamento de água e também na coleta de esgoto no município.

Militino disse ainda, que o SAAE Baixo Guandu, continuará investindo para oferecer mais à população de Baixo Guandu e acrescentou que a autarquia tem vários projetos em andamento que são: Construção de reservatório na sede para capitação de 1 (um) milhão de litros de água, construção de subestação na sede,  construção de tratamento de esgoto na sede, em parceria com a Fundação Renova, investimento em energia solar para atender as demandas da autarquia e tratamento de esgoto nos distritos do município.  Concluiu o diretor.

Presidente da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae Alan Posse, disse em seu discurso que o município de Baixo Guandu hoje é um canteiro de obras, na cidade e no interior. Ele lembrou que essa gestão, tem um olhar para o futuro, com foco na capitação de recurso no Estado e também no governo federal. Pontou Alan Posse.

O Prefeito Lastênio Cardoso disse em seu discurso que a administração municipal tem uma parceria sólida com o SAAE no desenvolvimento de Baixo Guandu, essa parceria está dando certo, porque o nosso compromisso é fazer mais para os guanduenses.

O prefeito lembrou que, o governo municipal continuará apoiando as ações do SAAE na cidade, principalmente na captação de água, construção de subestação, construção de reservatório e também no tratamento de esgoto do município.

Para finalizar, o prefeito Lastênio Cardoso, parabenizou toda equipe do SAAE pelos 70 anos de fundação.

Participaram da solenidade de aniversário do SAAE Baixo Guandu, o prefeito Lastênio Cardoso,  vice-prefeito, Patrick Favarato Perutti, Diretor do SAAE Baixo Guandu, Militino Nunes, prefeito de Aimorés, Marcelo Fubá,  Superintendente da Funasa, Aírton Silveira,  Diretor do Cisabes, André Toscano, Presidente da Assemae, Alan Posse, Representante do deputado estadual Dary Pagung, Helton Bruno, Presidente da Câmara Municipal de Baixo Guandu, Leandro Gomes da Cruz, vereadores, secretários municipais, empresários, alunos da rede municipal de ensino e lideranças locais.

O evento de 70 anos do SAAE  Baixo Guandu, foi encerrado com a mensagem de louvor do pastor Samuel Ildefonso Silva da primeira Igreja Batista, e a  participação do  saxofonista Isaque Porto e o tecladista, José Coreia Dias Neto, e a cantora gospel Quiriate.