SAAE recebe a visita do presidente do Conselho Municipal de Saúde

O SAAE recebeu, hoje(02/04), a visita do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Baixo Guandu, Elias Lempke, agendada para que a autarquia prestasse esclarecimentos sobre a qualidade da água e outros temas pertinentes à saúde pública.

Em resposta a um ofício recebido do CMS, pedindo informações sobre os índices de contaminação tanto da água bruta quanto da água tratada, o SAAE convidou a direção do órgão para conhecer os resultados das análises da água, que foram entregues em mãos ao presidente. As análises também podem ser acessadas por meio da página virtual do SAAE: www.saaebg.es.gov.br

O diretor da autarquia, Luciano Magalhães, entregou a Elias Lempke vários laudos feitos pelo corpo técnico do SAAE e pelo Laboratório Tomazzi com as análises feitas na água, tanto bruta quanto tratada, desde dezembro de 2017, quando o SAAE voltou a captar a água do rio Doce. Os laudos em mãos do presidente do CMS apontam absoluta normalidade nos padrões de qualidade na água consumida pelos guanduenses.

“Nossa preocupação era com a volta da captação da água no rio Doce, diante de tudo o que se fala por aí em relação a doenças provocadas pelo consumo dessa água; mas, diante desses laudos, a gente fica tranquilo”, disse Lempke.

Não é senso comum, mas muitos guanduenses têm em mente que estão colocando a saúde em risco consumindo a água tratada pelo SAAE. Exposta a toda sorte de informações mentirosas, tendenciosas e sem um mínimo de embasamento técnico-científico, parte da população acaba por acreditar em fontes não confiáveis de informação.

“O SAAE está indo a público rebater as mentiras e acusações levianas de que tem sido vítima; no entanto, pela primeira vez um órgão ligado à saúde se preocupou em vir aqui para pedir esclarecimentos sobre o tratamento que damos à água; por isso, essa visita do Elias Lempke foi bastante esclarecedora”, diz o diretor da autarquia.

Luciano conclama a outras instituições, ligadas ou não à saúde pública, a visitarem o SAAE, para conhecerem melhor o trabalho da autarquia. “Teremos muito prazer em abrir as portas para todos aqueles que queiram saber sobre nossas atividades, principalmente aquelas ligadas diretamente à qualidade da água”, encerrou o diretor.

Texto: Guilherme Augusto Zacharias

Segundo o diretor do Saae Luciano Magalhães, a visita do presidente do CMS foi bastante esclarecedora