Secretaria de Administração e Finanças realiza seminário sobre Educação Tributária

A Secretaria de Administração e Finanças de Baixo Guandu realizou ontem (24/08) no auditório do Fórum, um Seminário voltado para a educação tributária, tendo como objetivo mostrar à sociedade local sua importância para as finanças municipais.

Participaram do encontro servidores da municipalidade, contadores, diretores de escolas, alunos, presidentes de sindicatos e associações de bairros e de entidade beneficentes, além de representantes de empresas públicas e privadas, entre outros segmentos da sociedade local.

O Seminário realizado em Baixo Guandu faz parte do Programa de Educação Tributária desenvolvido a nível de Estado pelas Secretarias da Fazenda e da Educação, que tem como objetivo geral promover e institucionalizar a Educação Tributária para o pleno exercício da cidadania.

Em Baixo Guandu um dos temas abordados foi “a educação tributária contribuindo positivamente na administração municipal”, palestra proferida pelo auditor fiscal Francisco Costa de Andrade.

Também foi realizada uma palestra abordando os mecanismos que incidem no crescimento no Índice de Participação dos Municípios (IPM) e a importância do Imposto sobre a Propriedade do Veiculo Automotor (IPVA). Estes temas ficaram a cargo do professor Arthur Rangel Viana.

O prefeito Neto Barros fez a abertura do encontro, destacando a importância da conscientização da população sobre a questão tributária, ressaltando que ela é um exercício da cidadania, à medida em que o imposto pago pelo cidadão é que promove o bem estar da população.

Para o secretário de Administração e Finanças da Prefeitura de Baixo Guandu, Adonias Menegidio da Silva, seminários desta natureza são importantes para envolver os diversos segmentos da sociedade no processo tributário.

Adonias destacou que, num momento de dificuldades sérias nas finanças municipais, decorrentes especialmente da queda de receitas com a crise econômica, torna-se necessário um programa específico voltado à educação tributária, envolvendo inclusive as escolas.

“O Programa de Educação Tributária do Estado é muito bem planejado e o trouxemos a Baixo Guandu para envolver a sociedade nesta conscientização em torno da necessidade de contribuir positivamente na arrecadação municipal”, explicou o secretário.