SEMINÁRIO INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO: AS VOZES NA SALA DE AULA

Na última terça-feira (11), a equipe da Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu junto às equipes pedagógicas da SEME, do PAES e do PROETI e gestores das Escolas Estaduais e Municipais participaram do Seminário Integrado de Alfabetização: as vozes na sala de aula.

O evento foi organizado pela Assessoria do Regime de Colaboração e contou com o apoio da secretaria municipal de Baixo Guandu e das outras dez que compõem a SRE de Colatina.

Música de qualidade é a principal identidade de Baixo Guandu e foi por meio dela que nossas crianças abrilhantaram o evento. Alunos do 5º ano da EMEIEF “João XXIII” tocaram a música “9ª Sinfonia de Bethoven”, utilizando flautas, sob a orientação do instrutor Isaque Porto Batista.

O encontro contou com a participação inédita da aluna do 3º ano, da EMEIEF “Professora Léa Holz, Paola Vitória Schellmann Dias, seu instrumento preferido é escaleta e foi por meio dela que a talentosa menina tocou com perfeição a música “Aquarela” de Toquinho, tendo como apoio ao violão o instrutor de música, Daniel Matias de Araújo.

Ainda tivemos a participação dos alunos do 2º ano, da professora Rosângela Aparecida Rodrigues Magioni, lendo com fluência o livro “O Desfile dos Bichos, de Elisabete Viana. Além disso, alunos do 2º, 4º e 5º anos da EMEIEF “Governador Lacerda de Aguiar” cantaram e dançaram a música “Bicharada”, do Grupo Teatral “Os Saltimbancos”, tendo como apoio: o instrutor de música Édney Guilherme Faier de Oliveira, a instrutora de informática Sabrina Bohrer Martelo Gonçalves e a pedagoga Iara Rejane Aygne Rodrigues.

As Coordenadoras do PAES e Técnicas do Ciclo de Gestão e demais Técnicos da SRE de Colatina organizaram uma linda exposição de textos coletivos das crianças do 2° ano.

No seminário, estiveram presentes representantes da SEDU Central, a saber, o Gerente do Regime de Colaboração com os Municípios, Saulo Andreon; a Gerente da Educação Infantil e Ensino Fundamental, Rafaela Teixeira Possato de Barros e o Assessor Pedagógico do PROETI, Marcelo Zanon. Certamente, a manhã dessa terça-feira foi de bastante aprendizagem e com reflexões importantes sobre a prática pedagógica nos anos Iniciais.

Segundo a Secretária de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, “nossos alunos tiveram uma participação brilhante no Seminário Integrado de Alfabetização: as vozes na sala de aula, pois a leitura deles é bem fluente, são bem articulados diante do público e são muito talentosos. Ela ressalta ainda que as equipes escolares municipais estão de parabéns, pois estão cumprindo com responsabilidade o papel de alfabetizar na idade certa.”

MAIS FOTOS: