SERVIDORES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO PARTICIPAM DO SEMINÁRIO DE GESTÃO ESCOLAR PROMOVIDO PELA SEDU.

Na manhã desta terça-feira, 13/06/2023, aconteceu o Seminário da Gestão Escolar para os Municípios. O momento foi coordenado pela Subsecretaria de Estado de Articulação Educacional, Gerência de Gestão Escolar e Gerência de Regime de Colaboração (SEDU). Como o seminário foi realizado em formato híbrido, os gestores escolares dos diferentes municípios do estado do Espírito Santo foram alocados em auditórios e/ou salas de reuniões em seus respectivos municípios a fim de acompanharem as palestras por meio de projeção de multimídias. Os palestrantes dissertaram a respeito das “Dimensões da Gestão Escolar: uma gestão escolar com qualidade e que promova a alfabetização na idade certa”. O objetivo central do evento foi apresentar as competências do diretor escolar organizadas segundo às dimensões da gestão escolar.

Participaram do evento: Secretário, Subsecretária Seae, Secretários Municipais, Undime, Equipe GGE, Equipe Gerco, Diretores Escolares das Redes Municipais; Assessores do Regime de Colaboração, Técnicos do Paes e Coordenadores Municipais. As discussões do seminário mostraram que a gestão escolar ocupa um lugar estratégico para o desempenho dos resultados de aprendizagem dos estudantes e ainda apontaram que os estudos acadêmicos têm mostrado que as práticas da gestão escolar estão associadas aos resultados de aprendizagem dos estudantes.

Dessa forma, a realização desse seminário foi uma ação essencial para o avançamento da educação nos municípios capixabas já que o debate sobre as dimensões da gestão escolar e as competências do diretor escolar é fundamental para a busca de melhorias de resultados de aprendizagem e garantia da alfabetização na idade certa.

Assim, a palestra e a oficina propostas buscaram promover a discussão sobre as particularidades da gestão escolar, bem como elas podem contribuir para melhorias na gestão na busca dos melhores resultados.