Vacinação em Guandu atinge 80% da meta, mas campanha continua até 31 de agosto

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em Baixo Guandu, que teve no último sábado (18/08) o chamado dia “D”, com mobilização de todos os postos de saúde do município, conseguiu avançar bastante na meta de imunizar 95% das 1.485 crianças moradoras no município entre maiores de 1 e menores de 5 anos de idade.

Segundo levantamento divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde, contra a poliomielite foram vacinadas 80,20% das crianças alvo da campanha, que também alcançou 79,33% no caso do sarampo.

A secretária de Saúde Lucinéia Seibel Storch, que passou o sábado visitando os locais de vacinação, explicou que a campanha continua até o dia 31 de agosto e que os pais tem a obrigação de levar seus filhos aos postos para serem vacinados.

“Precisamos ampla cobertura vacinal para evitar o retorno de doenças como o sarampo e a poliomielite. Nossa meta é alcançar 95% das 1485 crianças na faixa etária da campanha e algumas crianças ainda precisam ser vacinadas”, explicou a secretária.

Lucinéia Storch disse que a Secretaria Municipal vai agora iniciar a busca ativa com as agentes comunitárias de saúde, procurando identificar aquelas crianças que ainda não foram atendidas, exatamente para atingir a meta da campanha. “Mas os pais, repetimos, tem a obrigação de procurar os postos para a vacinação”, complementou a secretária de Saúde.

A campanha nacional de vacinação contra o sarampo foi decidida pelo Governo Federal depois da ocorrência de mais de mil casos da doença no país, especialmente na região Norte, com 5 óbitos. Já no caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, não ocorrem casos no Brasil há 30 anos, porém as últimas campanhas não tiveram o resultado esperado e o Governo decidiu intensificar a vacinação.