1° Lote de Vacinas do Instituto Butantan chega a Baixo Guandu

Na tarde desta terça-feira (19) chegou em Baixo Guandu o primeiro lote de vacinas advindas do Instituto Butantan contra a COVID-19.

Para o município foram destinadas 201 doses para imunizar o primeiro grupo prioritário definido pelo Ministério da Saúde, os Profissionais de Saúde que atuam na linha de frente contra a doença, bem como os idosos dos ILPL’s (Institutos de Longa permanência de idosos). A vacinação deve começar ainda esta semana.

Das 201 doses, 47 serão destinadas às Instituições de Longa Permanência (Asilo). Outras 154 doses  aos profissionais da Saúde que trabalham na frente de combate à pandemia. Este número representa 23,95% dos servidores da Saúde de Baixo Guandu. Além das vacinas, o município também recebeu as unidades de seringas e agulhas para a campanha de vacinação.

A vacinação ocorrerá extra muros, ou seja, ao lado de fora dos lares de idosos e nos locais onde estão os profissionais de enfrentamento a COVID-19, não sendo, neste primeiro momento, utilizadas as Unidades de Saúde.

Retiradas na Superintendência regional de saúde de Colatina pelo Secretário Municipal de Saúde, Vinicius Dettoni Gobbo, as vacinas foram recepcionadas pelo Prefeito Municipal junto à Policia Militar que acompanhou o transporte das mesmas, em ato simbólico do inicio dos preparativos para a vacinação e imunização do município. Segundo previsões do ministério da saúde e da secretaria de estado de saúde, a vacinação para a população em geral terá inicio em breve.

Fiquemos atentos! Não é necessário ir até os postos de saúde ou hospital, as vacinas são nominais e obedecem uma ordem de aplicação. Todos serão comunicados em seu devido tempo. Não aglomere, use máscara e higienize sempre as mãos. Cuidando do outro, cuidamos de nós mesmos!