12° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acontece em Baixo Guandu

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio da Prefeitura Municipal de Baixo Guandu/ES, realizou nesta quinta-feira (16/03) a 12° Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento contou com a participação de aproximadamente 90 pessoas de diversos setores da sociedade.

Participaram da abertura do evento o Prefeito Lastênio Cardoso, o Vice-Prefeito Dr. Patrick Perutti, o Presidente da Câmara Municipal Leandro Gomes, a Secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação Fernanda Mota Gonçallo, a Vice-Presidente do CMDCA Vanilda Pinto, a Vice-Presidente do CRIAD Milla Pião Moreira da Silva e o Representante dos Adolescentes e aluno da Escola Benevenuto Gobbo Nicolas Miguel.

Fernanda Mota disse que o mais importante para se discutir políticas públicas para os adolescentes é trazer eles para o debate: “Ninguém melhor para falar de Políticas Públicas para os jovens e adolescentes, que eles próprios, por isso fizemos questão da participação dos adolescentes em nossa Conferência. ”

Para o Prefeito Lastênio Cardoso, o futuro da cidade está nas mãos das crianças e dos adolescentes e por isso é importante discutir políticas públicas para os jovens e investir em educação e cultura: “Esse evento é muito importante para ouvirmos os jovens, o que eles pensam e precisam para o futuro. E também quero destacar que estamos reconstruindo nossas escolas, reformando o Cine Alba e muitas outras ações que levam educação e cultura aos nossos jovens. ”

Ao final do evento, foram eleitos 12 delegados que representarão Baixo Guandu na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Os nomes escolhidos foram:

Conselho de Direito: Vanilda Soares Pinto e Sara Cristina dos Santos (Delegados Titulares), Vanessa Ferreira de Sousa (Suplente);

Representante Conselho Tutelar: Marinete Dettoni Gobbo e Nayane Lopes de Lima (Delegadas Titulares), Lucélia Moreira (Suplente);

Representante da Rede de Atendimento: Nayara Justino Netto Salomão (Delegada Titular), Renata Ribeiro (Suplente);

Representante do Sistema de Justiça: Maurício Vicenco de Oliveira (Delegado Titular), Cristiana Gomes da Silva (Suplente);

Representante de Crianças e Adolescentes: Paulo Henrique Carvalho Costa, Nicolas Gabriel (Delegados Titulares), Heloa Kellen Alves Mendes e Rafael Ícaro Dias (Suplentes).