18 DE MAIO EM BAIXO GUANDU É MARCADO POR VÁRIAS AÇOES CONTRA O ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL PROMOVIDAS PELO CREAS.

Na última quinta-feira (18), o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), realizou diversas ações em alusão ao dia nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

18 DE MAIO

O dia 18 de maio marca uma luta diária da sociedade brasileira: a proteção de nossas crianças e adolescentes contra os crimes de abuso e exploração sexual. A data marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e foi escolhida em alusão ao crime ocorrido no Espírito Santo, em 1973, que vitimou a menina Araceli Cabrera Crespo, sequestrada, violentada e assassinada aos oito anos de idade.

CASO ARACELI

O dia 18 de maio de 1973, uma sexta-feira, começou como um dia qualquer na família Cabrera Crespo. Araceli saiu de casa, no bairro de Fátima, na Serra, e seguiu para a Escola São Pedro, na Praia do Suá, em Vitória. Por conta do horário do ônibus que a levaria de volta para casa, a mãe, Lola Cabrera Crespo, pediu para que Araceli saísse da escola mais cedo.

Ao sair da escola, ela foi vista por um adolescente em um bar entre o cruzamento das avenidas Ferreira Coelho e César Hilal, em Vitória, que fica a poucos minutos da escola onde a menina estudava. Ela foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. Essa testemunha disse à polícia, na época, que a menina não tinha entrado no coletivo e ficou brincando com um gato no estabelecimento. Depois disso, Araceli não foi mais vista. Quando a noite chegou, o pai, Gabriel Sanchez Crespo, iniciou as buscas.

A jovem foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada no Espírito Santo. O corpo foi deixado desfigurado e em avançado estado de decomposição próximo a uma mata, em Vitória, dias depois de desaparecer.

Neste ano completa 50 anos do assassinato de Araceli. O crime inspirou o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 18 de maio.

PASSEATA EM ALUSÃO AO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL

Uma linda passeata aconteceu na manhã da última quinta-feira, na Avenida Carlos de Medeiros, o evento contou com a presença de alunos da rede municipal de ensino, APAE de Baixo Guandu e servidores municipais. Durante o trajeto foram entregues materiais da campanha de prevenção à população.

“Nossa atividade consiste em reunir toda a rede de atendimento seus respectivos usuários bem como a sociedade civil do município para esta causa”, explicou Ivone Gobbo, Coordenadora do CREAS.

PIPOCA, ALGODÃO DOCE, TEATRO E CAPOEIRA

Em continuação a programação especial realizou uma Ação de conscientização na Praça São Pedro, onde foi realizada atividades lúdicas de prevenção à violência sexual infantil, teatro de luva com fantoches, chamando atenção de forma lúdica e ensinar quais as partes do corpo não podem ser tocadas, incentivando as crianças a identificar uma situação de perigo e a pedir ajuda, seja à família, seja à escola, seja por meio de canais público oficiais.

Foi distribuído pipoca, algodão doce e atividades educativas para conscientização das crianças e adolescentes, Além disso, apresentação de roda de capoeira com Cordel Vermelho e o mestre Walter do município da Serra