Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

5.ª Conferência municipal debateu políticas públicas para as mulheres

A prefeitura municipal de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta última quinta-feira (05), a V Conferência Municipal de Políticas para as mulheres com o tema: “Reafirmando as políticas públicas para as mulheres no enfrentamento ao patriarcado, ao racismo e às desigualdades sociais e econômicas”. O evento realizado no Canaan Social Clube reuniu representantes de diversos setores da sociedade civil e autoridades.

Após a solenidade de abertura do evento, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, que precedeu a realização da palestra ministrada pela Assistente Social do município de Vila Velha, ES, Márcia Saldanha, especialista em Assistência Social, Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFES. Diante do tema apresentado, foi destinado um tempo para debates sobre as questões apresentadas na palestra que envolveu todos os participantes.

A temática central foi discutida, em grupos, a partir dos seguintes eixos: análise da realidade brasileira e capixaba: social, econômica, política e cultural. Os desafios para construção da igualdade efetiva – Definição de prioridades de ações para o Plano Estadual de Políticas para Mulheres – Construção de objetivos, princípios e ações para os Planos Municipais de Políticas das Mulheres – Participação das mulheres nos espaços de poder: no poder público, na iniciativa privada, nos movimentos sociais e nos processos eleitorais. Em seguida, foi escolhido um articulador de cada grupo de discussão, a fim de apresentar as propostas para aprovação na plenária.

Delegadas eleitas para 5.ª Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres do Município de Baixo Guandu:

PODER PÚBLICO
Vanilda Soares pinto
Suplente:
Katiane Tibúrcio Simões

CONSELHO MUNICIPAL
Dayane Sara Paixão
Vanessa Ferreira de Souza
Suplente:
Solemar Isidoro Messias

SOCIEDADE CIVIL

ENTIDADES
Aline Cassiele Alves Pinheiro
Larissa Ferreira de Souza
Suplente:
Sara Cristina dos Santos

CONSELHO MUNICIPAL
Arlene Ribeiro Milani da Silva
Valeria Cristina da Silva
Suplente:
Josélia Medeiros Schneider
Debora dos santos Domingos

A conferência teve a presença do Vice-prefeito Dr. Patrick Favarato Perutti, do deputado estadual, Dary Pagung, das Secretárias Municipais Fernanda Mota Gonçallo (Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação) e Miria Souza Cruz (Cultura), da presidente do Conselho da Mulher de Baixo Guandu, Dayane Sara Paixão, da presidente da Associação do Banesfácil e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Mulheres, Maria José Marcondes Pimenta e da representante da OAB Seccional do Espírito Santo, Maria Teresa Colli Rosindo.