Aconteceu nesta sexta 24/03, a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde.

Aconteceu nesta sexta 24/03, a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, que tem como tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”. tema esse, em virtude da referência celebratória aos 35 anos da promulgação da Constituição Cidadã e do Sistema Único de Saúde, a serem comemorados em 2023.

O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram do evento o Vice-Prefeito Patrick Favaratto Perutti, o Secretário Municipal de Saúde Vinícius Dettoni Gobbo, a Presidente da Conselho Municipal de Saúde de Baixo Guandu Jacqueline Regianne Schneider Cardozo Arreco e a Superintendente Regional de Saúde (SESA) Maricelis Caetano.

Servidores da Saúde, representantes da sociedade Civil e membros dos Conselhos Estadual e Municipal de Saúde se reuniram para formular propostas no âmbito do município, para melhorar e ampliar a defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no país. As propostas aprovadas serão apresentadas posteriormente na Etapa Estadual e Nacional da Conferência.

É uma oportunidade de debater as políticas de saúde do SUS de acordo com as necessidades do município.

A etapa municipal se iniciou com a leitura do regimento pela Presidente da Conselho Municipal de Saúde de Baixo Guandu Jacqueline Regianne Schneider Cardozo Arreco, e posteriormente contou com a palestra da Enfermeira Andressa Zahn.

Após a palestra, os participantes se dividiram em grupos discutiram propostas para o município que serão apresentadas na etapa estadual pelos delegados eleitos na conferência: Representante da Sociedade civil: Marluce Silote e Rita de Cássia da Silva, Pode público: Jacqueline Regianne Schneider Cardozo Arreco e Islei Alves Muller, Gestores: Giany Amaral e Andressa Zahn.

Etapa Nacional

A 17ª Conferência Nacional de Saúde será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.