Alunos vencedores do projeto “Conhecendo Nossas Águas” são premiados em cerimônia

Solenidade de premiação do projeto “Conhecendo Nossas Águas”. Fotos Ascom

O Projeto “O Projeto “Conhecendo Nossas Águas”, realizado nas escolas municipais durante os meses de março, abril e maio, em comemoração à semana da Água e do Meio Ambiente, premiou seis (6) alunos da Rede Municipal de Educação que tiveram seus desenhos escolhidos por uma banca julgadora, que avaliou a criatividade e a mensagem transmitida de cada desenho de observação feito a partir do curso d’água próximo à escola participante. A comissão julgadora foi formada por servidores das secretarias de Educação, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Comunicação, e representante do SAAE.

A solenidade de premiação ocorreu na manhã desta última quarta-feira (08), no auditório da prefeitura municipal de Baixo Guandu, com a presença da primeira-dama, Alexandra Fagundes, do vice-prefeito, Dr. Patrick Favarato Perutti, dos secretários municipais Kelly Christina Damasceno Gama (Educação) e Cleres de Martins Schwambach (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente), do diretor-geral do SAAE, Militino Nunes de Souza Silva e da Gerente do SICOOB de Baixo Guandu, Adriana Lopes Dal Cól Soares.

A ação teve como principal objetivo despertar o interesse dos alunos(as) e de toda a população sobre importância de conhecermos nossas águas, bem como a preservação e plantio de árvores, visando a conscientização de toda sociedade para a preservação desses recursos tão importantes e limitados, que no passar dos anos se tornam cada vez mais escassos em decorrência do uso demasiado e não sustentável por parte do ser humano.

“Por meio do projeto buscamos despertar nos alunos, ações capazes de mudar comportamentos referentes aos cuidados com o Meio Ambiente, levando a toda comunidade escolar a ter responsabilidade no uso correto dos recursos naturais. Visto que, esses recursos se não utilizados da forma correta, tendem a se tornar cada vez mais escassos, com consequências irreversíveis a logo prazo”, enfatizou a Secretária de Educação, Kelly Christina.

Durante o projeto, os alunos puderam compreender o ciclo da água, as partes de um rio/córrego, dinâmica dos cursos d’água e a flora e a fauna do entorno, de modo a analisar os principais problemas ambientais que afetam os cursos de d’água, e as soluções que possam contribuir para a melhoria do ambiente e consequentemente do curso d’água em estudo.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Cleres de Martins Schwambach, destacou a importância desses projetos, quando se trabalha com os recursos naturais do município. “Quanto mais temos conhecimento dos recursos disponíveis no município, maior é a possibilidade de preservá-los de forma sustentável, melhorando assim a qualidade de vida da população”, destacou.

Amostras de água coletada nos rios e córregos estudados. Maquete da estação de tratamento do SAAE, construída pela professora Chenia Lago B. Bittencourt para estudo com os alunos da escola EMEIF “João XXIII”. Foto Ascom

Foram premiados os estudantes:

1º Lugar — Valentina Martins de Sousa — EMEIF “João Júlio Cardoso”.
Prêmio: Uma bicicleta.

2º Lugar — Ryadhison Alves Meneses — EMEIF “João XXIII”.
Prêmio: Vale compras de R$ 200 reais.

Ensino Fundamental I

1º Lugar — Davi Lyra — EMEIEF “João Júlio Cardoso”.
Prêmio: Uma bicicleta.

2º Lugar — Henzo da Silva Simões Ancelmo — EMEF “Olga Martineli”.
Prêmio: Fone de ouvido.

Ensino Fundamental II

1º Lugar — Emanuelly Vieira Rodrigues — EMEIF “Benevento Clementino Gobbo”.
Prêmio: Uma bicicleta.

2º Lugar Jeremias de Oliveira Schmidt — EMEF “Escola Elza Ewald de Oliveira”.
Prêmio: Fone de ouvido.

Os alunos participantes que assistiram à premiação receberam do SAAE uma caneca personalizada do projeto, e a turma do aluno vencedor foi premiada com uma visita à Estação de Tratamento de Água.

Cursos d’água do município

O município de Baixo Guandu compreende uma área de 917,0 km², com 4 distritos (Alto Mutum Preto, Quilômetro 14, Ibituba e Vila Nova do Bananal). Ao todo são 41 localidades com 77 córregos e afluentes (mapeados) somando cerca de 230.000 metros de extensão e 4 rios (Rio Doce, Rio Guandu, Rio Mutum e Rio Laje), estes somando aproximadamente 155.000 metros de extensão.

Realização:
Secretaria Municipal de Educação;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente;
Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Baixo Guandu/ES.

Parceiros do Projeto:
SICOOB — Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, Agência de Baixo Guandu;
União — Empreendimentos e Saneamento Ambiental;
UP — Soluções;