Aplicativo de cadastro de cães e gatos de Baixo Guandu é apresentado em Congresso Internacional na UFES

Apresentação do Aplicativo “VigiPet” no15° Congresso Internacional Rede Unida na UFES. Foto Marcel Mutz

O aplicativo “VigiPet” de gerenciamento de animais domésticos, desenvolvido por servidores públicos de Baixo Guandu foi apresentado nesta última sexta-feira (17/06), no 15° Congresso Internacional Rede Unida, na Universidade Federal do Espírito Santo — UFES, em Vitória/ES. O aplicativo está concorrendo em três categorias que terão seus ganhadores anunciados no dia 24/06/2022.

Através do aplicativo a Secretaria Municipal de Saúde consegue saber a localização e foto do animal, características gerais, informações de saúde (vacinas e exames), ocorrências envolvendo o animal, data de encolheiramento e dados do proprietário. “Com o aplicativo conseguimos realizar de forma “online”, segura, rápida e organizada, informações dos animais do município”, destacou o desenvolvedor do (APP) e Coordenador de TI da Secretária Municipal de Saúde, Felipe Wagner Marques.

O aplicativo irá receber na sua próxima versão um canal exclusivo para à população realizar denúncias e sugestões, em tempo real para a Vigilância de Zoonoses.

Premiação no 15° Congresso Internacional Rede Unida

O aplicativo está concorrendo com outros trabalhos nas categorias: Inovação Tecnológica, Experiências e trabalhos sobre inovação e criatividade no trabalho e na formação em saúde e relatos de experiências no campo da vigilância em saúde e da formação popular no enfrentamento às endemias nas comunidades em vulnerabilidade.

O projeto

O projeto “VigiPet” foi desenvolvido de forma independente pelo Médico Veterinário responsável técnico da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), Juliano Fernandes Alves e o Coordenador de TI da Secretária Municipal de Saúde, Felipe Wagner Marques, para atender a demanda do município em gerenciar o encoleiramento dos animais de forma “online”, rápida e organizada, com armazenamento de dados para serem utilizados em ações de saúde.

Atendimento à imprensa:
Comunicação Social