Artesãos de Baixo Guandu participam de oficina de lançamento do projeto Artesanato Competitivo

Oficina de Lançamento do Projeto Artesanato Competitivo da Aderes — Foto: Ascom

A Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), com o apoio da Prefeitura de Baixo Guandu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou na última terça-feira (22), às 16 horas, no auditório municipal, a Oficina de Lançamento do Projeto Laboratório Técnico: Artesanato Competitivo, do Ministério da Economia. A oficina foi ministrada pelo gerente de Artesanato da Aderes, Juliano Nogueira.

O Projeto visa desenvolver ações que possibilitem a melhoria da qualidade da produção artesanal do Estado, bem como, a ampliação dos canais de comercialização do artesanato, como fatores condicionantes para a melhoria da renda dos artesãos capixabas.

“Artesanato Competitivo é um programa de origem da Colômbia, que o Ministério da Economia trouxe para o Brasil. O Espírito Santo é o primeiro estado a dar início ao projeto, que tem abrangência nacional. O objetivo é qualificar o artesanato conforme a regionalidade, proporcionando ao artesão trabalhar melhor o seu produto para torná-lo mais competitivo”, ressaltou Juliano Nogueira.

Estiveram presentes na oficina o prefeito Lastênio Cardoso e a Secretária Municipal de Cultura, Miria Souza Cruz.

Mais competitivo

O objetivo do projeto é qualificar o artesanato de acordo com sua regionalidade, proporcionando ao artesão que trabalhe melhor o seu produto, para torná-lo mais competitivo.

Após a conclusão das oficinas no estado, a fase seguinte do projeto será a realização dos cursos que vão contar com as disciplinas essenciais para o aprimoramento de área, como ações introdutórias, técnicas de manejo — de acordo com a necessidade do município —, capacitação técnica, identidade visual, gerenciamento, marketing e comercialização.