Baixo Guandu deu início hoje a entrega das “Cestas Verdes” do Programa de Compra Direta de Alimento – CDA.

O Programa começa a atender 50 famílias da zona urbana de Baixo Guandu, que são acompanhadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social do município e que vivem em situação de insegurança alimentar.

Os alimentos a serem entregues variam durante o ano, de acordo com a safra do mês da distribuição. Nesse mês, as famílias levaram para suas casas: banana da terra, melancia, repolho, alface, feijão, farinha, fubá, biscoitos e pães caseiros e polpas de frutas.

10 produtores rurais do município foram selecionados via Chamamento Público para fornecerem mensalmente os alimentos que compõe as cestas. Cada produtor receberá no total, o valor de R$ 6.500,00 pelo fornecimento dos alimentos durante todo o período de contrato, que é de 7 meses.

A Secretária de Assistência Social Fernanda Mota, disse que pretende dar continuidade ao projeto após o término dos primeiros 7 meses de contrato, e destacou o apoio da Comissão de Segurança Alimentar, para viabilizar o acesso do município ao Programa.

Dona Maria José Araújo é uma das beneficiárias do programa e disse que esse alimento vai ajudar muito a sua família, uma vez que ela é sozinha e cuida de três netos. “É uma bênção poder contar com esses alimentos em nossa casa” – disse ela.

Para o Prefeito Lastenio Cardoso, é obrigação do poder público, trazer uma condição melhor de vida para cada família em Baixo Guandu. “Queremos garantir uma boa alimentação para nossa gente, e que em breve possamos conseguir mais produtores rurais e cadastrar ainda mais famílias no programa, por que é a função do prefeito é melhorar a vida das pessoas” – completou.

O Projeto Estadual Compra Direta de Alimentos (CDA) foi idealizado pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), no âmbito da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN), como uma forma de promover o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no estado do Espírito Santo. Seu objetivo é a aquisição de gêneros alimentícios de forma direta da agricultura familiar e doação simultânea dos produtos adquiridos à rede socioassistencial dos municípios, de forma a garantir renda ao pequeno agricultor e alimentação de qualidade a pessoas em situação de vulnerabilidade social.