Baixo Guandu é o primeiro município do Estado a receber o Projeto “Futebol de Rua pela Educação”

A Secretaria Municipal de Educação de Baixo Guandu deu início na manhã desta quinta-feira (28), ao Projeto Social “Futebol de Rua pela Educação” na escola municipal “Benevenuto Clementino Gobbo”, no bairro São José. A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito municipal Lastênio Cardoso, da Secretária de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, do Secretário de Esportes e Lazer, Leandro Rodrigues Montibeller, do coordenador do Instituto Futebol de Rua, Eber Cristian e de representantes da EDP.

Baixo Guandu foi o primeiro município do Espírito Santo a receber o projeto que atenderá 20 crianças, de 7 a 13 anos, nos períodos da manhã e tarde. As atividades seguem a metodologia exclusiva do instituto, que contempla práticas esportivas e pedagógicas, atividades lúdicas e culturais para a formação de valores e o desenvolvimento humano.

A secretária municipal da Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, destacou a importância das atividades esportivas como complemento à educação. “O esporte é transformador, uma vez que desperta em nossos estudantes a determinação, foco, trabalho em equipe e disciplina, incentivando-os a ter bons resultados”.

O coordenador do Instituto, Eber Cristian, afirma que a ideia vai muito além do acesso ao esporte. “Para além do acesso, o Projeto constrói junto às crianças e adolescentes o seu desenvolvimento integral, afetivo, emocional e cultural, o que entendemos como fundamental no processo de desenvolvimento humano”, explica.

Dentro do projeto serão abordados 16 eixos temáticos: cultura da paz, enfrentamento ao racismo, gênero, sexualidade, saúde, meio ambiente, mundo do trabalho, comunicação, cultura, educação socioemocional, ecocidadania, educação financeira, educação para o trânsito, direitos humanos, comunicação não violenta e tecnologia.

O Projeto Futebol de Rua pela Educação

Com o conceito criado em 2006, o projeto tem como base duas regras – o fair play, onde é proibido cometer falta; e o drible, em que manobras com a bola valem mais pontos que o gol. Além de uma escolinha de rua que busca diminuir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos alunos, a ação promove a integração entre escola e comunidade.

Voltado a crianças e adolescentes entre 7 e 17 anos, o projeto inclui atividades esportivas em escolas ou espaços públicos (duas vezes por semana ou aos sábados, no período de 2 horas) e acompanhamento pedagógico (com encontros de 1 hora, uma vez por semana).

Instituto Futebol de Rua

O Instituto Futebol de Rua é uma organização sem fins lucrativos com sede em Curitiba (PR) que, desde 2006, utiliza o esporte e a cultura como ferramentas para o desenvolvimento social, atuando em prol da inclusão esportiva, cultural e social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social e também, em prol da formação profissional de jovens aprendizes.