Skip to content Skip to left sidebar Skip to footer

Baixo Guandu foi destaque como um dos vencedores do Prêmio Biguá de Sustentabilidade 2023 por meio do Projeto Cultivar.

O projeto, que é coordenado pelo Consórcio Público do Rio Guandu e tem o apoio da Subsecretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Baixo Guandu foi o vencedor na categoria “Poder Público”. Na edição Noroeste do Projeto Biguá, os produtores guanduenses Silvia Helena Pesente de Abreu, de Ibituba, e Marcos Cortes, de Vila Nova do Bananal; representaram todos os beneficiários participantes.

O Projeto Cultivar surgiu como uma proposta inovadora ao realizar de forma pioneira no Estado do ES, um Projeto a nível de Consórcio de municípios com objetivo de promover ações de conservação de água e solo, unindo esforços de entidades com atuação no território, de forma a promover a integração e inter-relação de políticas setoriais para convergência de objetivos comuns. É importante ressaltar que o projeto se estende pela bacia do Rio Guandu, mas também atendendo produtores de outros municípios e de outras bacias hidrográficas.

O objetivo principal do Projeto Cultivar, desde o início é a promoção de forma participativa ações de conservação de água e solo com práticas mecânicas (construção de caixas secas, barraginhas, terraceamento em nível, readequação de estradas) e práticas vegetativas (recuperação/manutenção de APPs com isolamento, plantio de espécies nativas, incorporação de espécies produtivas em sistemas agroflorestais e recuperação com plantio de gramíneas e leguminosas), inclusive com pagamento por serviços ambientais e regularização das propriedades rurais com a elaboração do Cadastro Ambiental Rural – CAR.