Baixo Guandu participa de encontro no Palácio Anchieta em comemoração ao Mês da Criança

Foto divulgação

Nesta última quarta-feira (20), a Secretaria Municipal de Assistência Social participou da 1.ª edição do “Primeira Infância no Palácio” promovido pelo Governo do Estado do Espírito Santo no Palácio Anchieta, em comemoração ao Mês da Criança. O evento teve a presença do Governador do Estado Renato Casagrande e da primeira-dama do Estado, Maria Virginia Casagrande.

A iniciativa foi organizada pela Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi), responsável pela coordenação e estruturação do Plano Estadual Pela Primeira Infância (Pepi), que será lançado no próximo mês. O encontro no Palácio Anchieta contou com a participação de comitivas dos 24 municípios que aderiram ao Programa Criança Feliz.

Dentre os representantes municipais dos serviços de atendimento às crianças e familiares, Baixo Guandu foi representado pela Secretária de Assistência Social, Fernanda Mota Gonçallo que acompanhou uma criança de 03 anos e seu responsável que são atendidos pelo programa no município.

Programa criança feliz em Baixo Guandu

A Secretaria de Assistência Social realiza desde 2017, o Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo Governo Federal, com objetivo de ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância. A equipe conta com 6 visitadores que atendem diversos bairros do município e 200 famílias assistidas.

O programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças, buscando envolver ações de assistência social, saúde, educação, cultura e direitos humanos. As famílias são acompanhadas por profissionais capacitados que orientam sobre cuidados essenciais nos primeiros anos de vida.

São públicos prioritários do Criança Feliz: gestantes, crianças até 3 anos, inseridas no Cadastro Único e suas famílias; crianças até 6 anos, beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) e suas famílias; Crianças de até 6 anos, afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção prevista no art. 101 da Lei nº 8.609, de 13 de julho de 1990, e suas famílias.

Dentre as ações ofertadas e realizadas pelo Criança Feliz, estão as visitas domiciliares, realização de diagnóstico familiar e territorial, identificação de demandas. Quanto aos projetos estruturantes do Programa Criança Feliz em Baixo Guandu, destacamos o tradicional ensaio fotográfico de gestantes, Concurso PIARTE (Primeira Infância com Arte), Prêmio Boas Práticas na Primeira Infância (BPIC), Projeto Brincar na Primeira Infância (BRINPI), Encontro de Articulação, Relacionamento e Temática (ENCONTRART) e ações de lazer como piqueniques.

Atualmente, o Programa Criança Feliz atende 39 gestantes e 161 crianças. O município segue na fase II do Programa – Execução, e foi um dentre cinco munícipios do Espírito Santo, aptos a realizar expansão de meta.