Baixo Guandu realiza cerca de 2 mil exames durante a campanha do Outubro Rosa

A Campanha do Outubro Rosa, foi realizada no mês passado, pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Casa da Mulher e Estratégia de Saúde da Família de Baixo Guandu.

A Campanha do Outubro Rosa, realizada no mês passado (outubro) pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Casa da Mulher e Estratégia de Saúde da Família de Baixo Guandu, foi encerrada com palestras, agendamentos de mamografias, exames  preventivos e ações a saúde das mulheres do município, sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero.

A campanha contou com a parceria do SICOOB de Baixo Guandu  e  do  Centro de Diagnóstico por Imagem de Baixo Guandu (CDI).

Segundo informação da coordenadora da Casa da Mulher, Katiane Tibúrcio Simões, durante a Campanha  do Outubro Rosa de 2022, foram agendados  mamografias e exames preventivos do colo uterino, todos gratuitos.

A Coordenadora da Casa da Mulher acrescentou que  a campanha continua durante o ano todo, nas Unidades de Saúde do município, das 7h às 16 h, para o agendamento de mamografia e exames de  preventivos. As interessadas podem fazer o agendamento na Unidade de Saúde.

Conforme o prefeito Lastênio Cardoso, o balanço da campanha  Outubro Rosa, foi positivo na cidade. Ele citou, entre as ações realizadas, o agendamento na Praça São Pedro de mamografias e exames preventivos ao câncer de colo do útero, além de palestras educativas ministradas pelos profissionais de saúde.

O prefeito lembrou que,  esse governo tem o compromisso de cuidar e levar saúde à população com responsabilidade, e melhorar a qualidade de vida dos guanduenses dia a dia. Concluiu Lastênio Cardoso.

Ações da Campanha Outubro Rosa 2022:

Dia 06/10 – As equipes da Casa da Mulher, com a ACS realizaram abordagem com orientações e agendamentos de preventivo na Praça São Pedro, no centro da cidade.

Entrevista semanal na Rádio 90 FM, sobre Outubro Rosa, com o profissional da Casa da Mulher.

Dia 05/10 – Entrevista  na Rádio 90 FM, com a educadora física, Caroline Souza.

Dia 12/10 – Entrevista  na Rádio 90 FM, com o ginecologista,  Dr. Denílson Storch.

Dia 18/10 – Palestra  com a coordenadora da Casa da Mulher Katiane Tibúrcio Simões, sobre a prevenção do câncer de mama e agendamento de preventivo com as mulheres do Projeto Educando Para a Vida, no Ginásio Poliesportivo.

Dia 19/10 – Palestra  na escola Lacerda.

Dia 20/10  – Palestra na escola Léa Holz.

Dia 21/10 –  Palestra no campo do Residencial Ricardo Holz.

Dia 21/10 – Entrevista na Rádio 90 FM, com a psicóloga  Dra. Telma Sueli Gonçalves .

Dia 25/10 –  Palestra em Mascarenhas.

Dia 26/10 – Palestra no Auditório do Ginásio Brasil com a Dra. Amanda Coelho, e agendamento de mamografia.

Dia 27/10 – Entrevista na Rádio 90 FM, com a nutricionista, Dra. Camila Sperandio  e a assistente social, e Fabíola de Freitas.