Baixo Guandu recebe 12 apresentações artísticas gratuitas no fim de semana

A caravana do Cultura em Toda Parte 2022 vai pegar a estrada. De 18 a 20 de março, Baixo Guandu é a cidade sede das atividades culturais da Região 2, com uma programação desenvolvida para atingir toda a microrregião Centro-Oeste que inclui os municípios de Alto Rio Novo, Colatina, Governador Linderberg, São Gabriel da Palha, Marilândia, Pancas, São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Valério.

Os três dias de evento apresentam um recorte da produção cultural do Espírito Santo com 12 apresentações divididas em shows musicais de diversos gêneros, apresentações teatrais e de dança, contação de histórias e mostra audiovisual reafirmando a pluralidade e a criatividade dos artistas locais. Os profissionais selecionados foram escolhidos por meio de chamada pública, que aconteceu entre os meses de janeiro e fevereiro, por meio do Mapa Cultural ES.

Quem abre o evento, na sexta-feira (18), às 15 horas, são as apresentações de teatro lambe-lambe A Orca e sua Amiga Foca, com Gabriel Pontes Fonseca Ferreira; e O Polvo e o Plástico, de Ana Claudia Souza Fonseca Ferreira, que acontecem em escolas municipais de Baixo Guandu e são voltadas para o público infantil. A Orca e sua Amiga Foca, é um espetáculo que usa o encontro inesperado entre as personagens títulos para traçar uma metáfora entre a amizade e a diversidade. Já O Polvo e o Plástico, trata de questões ambientais ao abordar a poluição dos mares e o seu impacto no mundo contemporâneo.

Depois, a partir das 18 horas, na Praça Getúlio Vargas, as apresentações continuam com o espetáculo infantojuvenil Cardume de Aventuras. A peça reúne música e literatura para, de forma lúdica, apresentar contos, lendas e “causos” relacionados às comunidades tradicionais artesanais de povos ribeirinhos. Na sequência, acontece a Mostra de Videoclipes, que irá exibir dez produções que unem a música ao audiovisual, em uma sessão que apresenta a pluralidade de gêneros musicais e estéticos. E encerrando a noite, o show da dupla Washington Vieira e Claudio Lyra. Os músicos irão executar um repertório especial jogando luz sobre a música instrumental.

No sábado (19), a partir das 17 horas, é o dia da música no Cultura em Toda Parte 2022. Quem abre a programação é Renato Sabaini e Marcos Penitenti. A dupla de compositores colatinenses apresenta um repertório autoral com forte influência da MPB, de nomes como Alceu Valença e Belchior. Logo após, o sertanejo toma conta da praça Getúlio Vargas, com Elias Wagner. Com mais de 20 anos de estrada, o cantor soma milhares de seguidores nas redes sociais e já teve músicas de sua autoria gravadas por nomes como Amado Batista.

O sertanejo continua ditando o ritmo, com o show da cantora Dayane Rosa. Com 15 anos de estrada, a cantora e sua banda prometem colocar todo mundo pra dançar ao som das canções do seu primeiro álbum solo, lançado em 2021, e que inclui sucessos como “Para cê tá louca”. E fechando a noite, com muita animação, o forró de Eder de Oliveira. O artista vai apresentar o show As Mais Tocadas do Eder de Oliveira, uma coletânea de canções autorais que fazem parte da história do artista.

No domingo (20), as apresentações começam a partir das 14 horas, com contação de histórias Um Cesto de Histórias, com Brenda Caetano Perim, que é uma sessão de contação baseada em lendas do folclore brasileiro. Logo após, o Grupo Guerreiros Tupinikim, formado por jovens de 15 a 30 anos, da comunidade tradicional Tupinikim traz a dança indigena para o evento. A apresentação destaca a dança guerreira da comunidade, além de ser uma oportunidade de ampliar a visibilidade da Cultura Tradicional Tupinikim para o público em geral.

A música fecha o circuito de atividades artísticas em Baixo Guandu. O cantor Margozzo vai levar para o palco o show Músicas Tristes Que te Fazem Feliz. Em formato acústico, acompanhado por seu violão, o artista foca na força das letras de suas canções. A cantora Alinne Garruth traz uma linguagem jovem e descontraída para o palco do Cultura. A artista vai apresentar as canções dos EP’s Coroa e Abre Alas, que mostram sua versatilidade no universo pop.

Com idealização da Secretaria da Cultura (Secult ES), com gestão e operacionalização do Instituto Brasil de Cultura e Arte, apoio do Findes e do Sesi, o Cultura em Toda Parte conta com recursos da Lei Aldir Blanc, via Chamamento Público para Seleção de Organização da Sociedade Civil (OSC) para realizar Gestão e Operacionalização do Projeto “Cultura em Toda Parte” – Circulação e Difusão de Atividades Artísticas e Culturais no Estado do Espírito Santo, por intermédio da Secretaria de Estado da Cultura, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Cultura em Toda Parte 2022

Região 2: Central e Sul

Apresentações Culturais

18 de março