Baixo Guandu recebe 1º Seminário de Capoeira

O fim de semana em Baixo Guandu foi marcado por muita ginga e conhecimento durante o primeiro seminário de Capoeira. As atividades tiveram início no sábado, (25/11), as 10 horas da manhã, na quadra de esportes da EEEFM José Damasceno Filho (estadual), em Baixo Guandu-ES, com a programação que seguiu até o domingo, incluiu Bate papo com Mestre Zé Orlando, Batizado e troca de cordéis dos alunos do projeto Ginga Guandu.

No sábado (25), o 1º seminário de Capoeira de Baixo Guandu, organizado pelo Instituto Elos de Resistência, idealizado pelo Zenir Jardim (Mestre Casca), Federação de Capoeira do Estado do Espírito Santo – FECAES, em parceria com da Prefeitura de Baixo Guandu o Projeto Ginga Guandu que recebeu repasse de 149 mil reais do Fundo da Infância e Adolescente – FIA , através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, para atender cerca de 150 crianças e adolescentes que fazem capoeira nos bairros: Santa Mônica, São Vicente, Mauá, Sapucaia e Mascarenhas.

Teve apresentação e reuniu capoeiristas, entre eles Mestre nagô, mestre Paulista, Walter, Zé Branco, Miro, cabelinho, Piedade, falcão, José Orlando, zumbi, Claudinho, Michel, e demais professores e demais alunos.

Presente no evento, o prefeito Lastênio Cardoso disse “A capoeira é muito importante para os nossos jovens e sou muito grato ao trabalho social que o grupo de capoeira Cordel Vermelho fazem em nosso município. Muitas crianças e jovens do município se encontraram na capoeira, que é uma forma de trabalhar o corpo e a mente”, frisou o prefeito.

No Domingo, (26), as 8 horas, no auditório da prefeitura se deu continuidade ao Seminário de Capoeira “Diálogos relativos à FECAES – Reorganização e novos projetos, visando estimular a vivência da arte capoeira como uma arte integradora de todas as artes. O encontro reuniu troca de conhecimentos e integra as atividades de formação.