Baixo Guandu recebe visita técnica da referência estadual em Leishmaniose Visceral

Baixo Guandu recebeu nesta última quinta-feira (7), a visita técnica da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) e de representantes dos municípios vizinhos, para apresentação do plano de ação municipal para a intensificação da vigilância e controle da Leishmaniose Visceral. Além do plano de ação, os participantes conheceram o funcionamento da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Baixo Guandu, que já se tornou modelo para outros municípios da região noroeste.

A visita técnica coordenada pelo Dr. Romeu de Podestá (médico veterinário) e Dra. Karina Bertazo Del Carro (bióloga), da referência estadual da Leishmaniose Visceral, teve como principal objetivo, conhecer as ações que vem sendo adotadas no município e o reflexo delas no combate a Leishmaniose Visceral, principalmente com a implementação do aplicativo de cadastro de cães e gatos “VigiPet”, desenvolvido por servidores do município.

O médico veterinário responsável técnico da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), de Baixo Guandu, Juliano Fernandes Alves, explicou detalhadamente todo plano de ação que será adotado pelo município na pesquisa de encoleiramento canino a ser realizada após o último treinamento da equipe no dia 25 de julho, em Bauru, São Paulo. O encontro teve a presença de representantes dos municípios de Aimorés, Colatina, Itaguaçu, Laranja da Terra e Pancas, e das superintendências regionais de Saúde de Colatina, São Mateus e região metropolitana.

Atendimento à imprensa:
Tel.: (27) 3732 – 8900