CICLO DE GESTÃO DO PAES REALIZA 1º COMPARTILHAMENTO DE PRÁTICAS 2023

Durante a tarde de ontem, 17/08/2023, no Auditório da Prefeitura, o Ciclo de Gestão do PAES esteve reunido com gestores, pedagogos e professores do 2º ano para compartilhamento de práticas exitosas realizadas na 1ª rodada do Ciclo de Gestão do PAES. Na ocasião, a equipe pedagógica das dez escolas contempladas com o ciclo apresentou suas práticas pedagógicas com maestria.

O encontro teve início com o pronunciamento do prefeito Lastênio Luiz Cardoso que enfatizou a criança como protagonistas da Educação no município, para tanto, ressaltou que tudo que diz respeito a gestão municipal tem sido feito para que os estudantes guanduenses recebam uma educação de qualidade e o IDEB alcance índices cada vez mais elevados. Acrescentou ainda que as equipes pedagógicas planejem aulas dinâmicas, equânimes e consistentes, pois a educação é um direito de todos.

Já a Secretária Municipal de Educação, Kelly Christina Damasceno Gama, motivou o trio gestor quanto à importância de um trabalho colaborativo, pois só desse modo, as ações pedagógicas serão efetivadas com sucesso. Ela foi enfática quanto ao comprometimento das equipes pedagógicas a fim de que todos os planejamentos escolares sejam focalizados no fortalecimento da alfabetização no tempo certo.

Na sequência, a Coordenadora Municipal do PAES, Ângela Kátia Ferreira Martins Rodrigues, reafirmou a necessidade de resultados positivos do IDEB municipal, não apenas no que se refere ao fator quantitativo como o qualitativo. Para tanto, usou a frase “mais importante que traçar uma meta, é medir a disposição para alcançá-la”. Mais uma vez, as equipes pedagógicas municipais foram impelidas a aperfeiçoar seu trabalho nas unidades escolares.

O encontro foi planejado e executado pelas TCGPs (Técnicas do Ciclo de Gestão do PAES) Enir de Paulo Moreira, que coordena as equipes pedagógicas da EMEIEF “Aládia Trindade Paiva”, EMEIEF “Júlia de Carvalho Fischer”, EMEIEF “Professor José Nunes” e EMEIEF “Professora Léa Holz”; Mirian Barcellos Noibauer, que coordena a EMEIEF “Darlene Magioni Franquini”, EMEIEF “Benevenuto Clementino Gobbo” e EMERIEF “João Júlio Cardoso” e Olívia Schmidt Viana, que coordena a EMEIEF “Governador Lacerda de Aguiar”, EMEIEF “João XXIII” e EMEIEF “Presidente Kennedy”. Juntas elas descreveram que o Ciclo de gestão do PAES permite que o município conheça melhor as fragilidades e priorize as intervenções, de acordo com os desafios a serem enfrentados, além da articulação entre as instâncias de forma coordenada, fortalecendo o regime de colaboração entre Estado e municípios.

Finalmente, as equipes escolares apresentaram os planos de ação desenvolvidos em suas respectivas unidades escolares, descrevendo os mapas de ação de Língua portuguesa e Matemática. Elas mostraram o quão importante tem sido o Ciclo de Gestão do PAES para o desenvolvimento pedagógico, intelectual e cidadão dos alunos público-alvo do ciclo.

O compartilhamento das práticas pedagógicas tem sido essencial para que as escolas interajam e conheçam o fazer pedagógico entre si, o que contribui sobremaneira para o enriquecimento de práticas docentes exitosas e contribui para que cada vez mais os alunos do município de Baixo Guandu atinjam níveis elevados de aprendizagem.

Fonte: Coordenação Municipal do PAES da Secretaria Municipal de Educação.